
Tarifas americanas de 50% sobre produtos brasileiros entram em vigor na sexta-feira, 1º de agosto. Foto: Reprodução
Última modificação em 29 de julho de 2025 às 10:19
O governo federal está em tratativas com os Estados Unidos para evitar que produtos estratégicos brasileiros sejam incluídos no tarifaço de 50%, que entra em vigor na sexta-feira, 1º de agosto. A prioridade nas negociações é preservar alimentos, como café e suco de laranja, além de aviões da Embraer, da sobretaxa anunciada pelo governo americano.
O Brasil é atualmente o maior produtor e exportador de suco de laranja do mundo, com os EUA recebendo 42% das exportações. O país também lidera as exportações de café para o mercado norte-americano, que entre janeiro e maio de 2025 importou 2,87 milhões de sacas – cerca de 17,1% do volume total exportado no período, segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).
No caso da Embraer, o argumento apresentado nas negociações é de que a fabricante brasileira depende de peças importadas dos próprios Estados Unidos, o que tornaria a sobretaxa prejudicial também para a cadeia produtiva americana.
Ministério da Fazenda finaliza plano de proteção às exportadoras
Com o risco iminente das tarifas, a equipe técnica do Ministério da Fazenda elaborou um plano emergencial para proteger empresas brasileiras exportadoras. A proposta foi apresentada no início da semana em reunião no Palácio do Planalto, com participação do ministro da Fazenda e do vice-presidente da República, que também comanda a pasta de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Apesar do plano estar pronto, a decisão final do governo federal depende da publicação oficial do ato executivo dos EUA. A orientação é manter o diálogo aberto e não abandonar a mesa de negociações, reforçando a tentativa de evitar medidas unilaterais por parte dos americanos.
“O Brasil continuará negociando até o último momento”, disse o ministro da Fazenda. A expectativa é de que a sobretaxa não seja aplicada de forma unilateral e que alguns itens sejam poupados como resultado das conversas em andamento com o governo norte-americano.
Fonte: O Antagonista
Por: M3 Comunicação