
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), com foco em tecnologia da informação, divulgada pelo IBGE. Foto: Reprodução
Última modificação em 24 de julho de 2025 às 15:34
Apesar de estar cada vez mais presente no cotidiano da população, o acesso à internet ainda não é realidade para 20,5 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais — o equivalente a 10,9% dessa faixa etária. Desse total, quase metade (45,6%) não sabe como usar a rede, o que representa 9,3 milhões de pessoas.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), com foco em tecnologia da informação, divulgada pelo IBGE. A coleta foi feita no último trimestre de 2024 e considerou hábitos nos 90 dias anteriores à entrevista.
Entre os idosos, a falta de habilidade é ainda mais comum: 66,1% dos que não usam a internet alegam não saber como. Ainda assim, o IBGE aponta um crescimento gradual do uso nesse grupo.
No total, 168 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais acessam a internet — 89,1% da população dessa faixa.

Falta de habilidade e desinteresse lideram motivos
Além da falta de conhecimento, a falta de necessidade também aparece entre os principais motivos para a exclusão digital. Razões econômicas, como custo alto de serviços ou equipamentos, estão menos presentes: em 2024, foram mencionadas por 10,9%, queda em relação aos 16,2% de 2022.
A maioria das pessoas desconectadas tem baixa escolaridade: 73,4% não têm instrução ou possuem apenas o ensino fundamental. Também são, em grande parte, idosos (52,1%).
Cresce preocupação com privacidade entre jovens
No grupo de 10 a 13 anos, o principal motivo para não usar a internet foi a falta de necessidade (33,9%). Já entre os que não possuem celular — cerca de 5 milhões de jovens — a principal razão foi a preocupação com privacidade e segurança (24,1%), aumento significativo em relação a 2022 (17,2%).
Segundo o analista do IBGE, Gustavo Geaquinto Fontes, esse dado pode refletir mais a preocupação de pais e responsáveis do que uma decisão dos próprios jovens.
Cartilha orienta sobre segurança online
Para ajudar pais e educadores a proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, a Childhood Brasil lançou uma cartilha com orientações sobre segurança na internet. O material está disponível online.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação