
Em Caracaraí o rio já atingiu a cota de inundação e moradores estão prejudicados. Foto: Reprodução / Internet
Última modificação em 24 de julho de 2025 às 11:03
O Rio Branco voltou a preocupar moradores e autoridades de Roraima. Nesta quarta-feira (23), o nível do rio atingiu a cota de alerta para cheia em Boa Vista, segundo boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). A situação é ainda mais crítica em Caracaraí, onde o nível já ultrapassou a cota de inundação desde terça-feira (22).
De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), com base na régua da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), o Rio Branco chegou a 803 cm na capital, superando o limite de alerta de 800 cm. Em Caracaraí, o nível passou dos 928 cm.
O cenário é o oposto do vivido em 2024, quando o Rio Branco enfrentou a segunda maior seca da história, chegando a registrar 39 cm negativos. Hoje, o volume é 20,6 vezes maior, o que evidencia a intensidade da cheia deste ano.
Chuvas acima da média impulsionam cheia atípica
Boa Vista tem registrado um julho com precipitações bem acima da média histórica. Até o dia 23, já foram contabilizados 476 mm de chuva, um aumento de 46,5% em relação à média do mês, que é de 325 mm. Com oito dias restantes até o fim de julho, já choveu 151 mm a mais que o esperado.
Essas chuvas intensas explicam, em parte, o comportamento anormal do Rio Branco. Em Caracaraí, o nível é o mais alto para o período desde 2022 e segue em crescimento acelerado, com elevação média de 77 cm por semana. A situação acende um sinal de alerta.
Na capital, o ritmo também é preocupante: o rio apresenta um nível 24% superior ao registrado no mesmo período de 2022, e sobe cerca de 65 cm por semana. Mantido esse ritmo, a expectativa é que ultrapasse a cota de alerta de 780 cm nos próximos dias.
Por: M3 Comunicação