
A presença dos agentes teve como principal objetivo reforçar as orientações de segurança aos motoristas, uma vez que a via ainda apresenta acúmulo significativo de água sobre a pista. Foto: Reprodução/TV Imperial
Última modificação em 17 de julho de 2025 às 14:38
Equipes do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR) estiveram no quilômetro 42 da RR-205, nas proximidades do local onde um grave acidente ocorrido no início da semana resultou na morte de cinco pessoas. A presença dos agentes teve como principal objetivo reforçar as orientações de segurança aos motoristas, uma vez que a via ainda apresenta acúmulo significativo de água sobre a pista.
As intensas chuvas que atingem o estado nesta época do ano causaram o transbordamento de um lago na região do município de Alto Alegre, o que resultou na inundação de parte da rodovia. Foi justamente nesse trecho que uma picape modelo S10 perdeu o controle após aquaplanar, capotar e cair em uma ribanceira tomada pela água.
Apesar da sinalização e da fiscalização intensificadas, os agentes informaram que ainda há motoristas transitando em alta velocidade pelo local, ignorando os riscos. Segundo o fiscal de trânsito Vilmar Fonseca, muitos condutores continuam desrespeitando os limites seguros mesmo com a presença da equipe e a visibilidade dos alertas dispostos ao longo da via. Ele destacou que essa atitude compromete a segurança de todos os usuários da estrada.
Além da orientação direta aos motoristas, o Detran-RR também está monitorando constantemente o nível da água na pista para avaliar se o tráfego continua seguro. De acordo com os agentes, até o momento o volume de água ainda permite a passagem de veículos, desde que estes se mantenham em baixa velocidade. A equipe permanecerá no local até que o nível baixe o suficiente para garantir a segurança da população. No entanto, os agentes reforçam que é fundamental a colaboração dos próprios condutores, que devem zelar por sua segurança e respeitar as condições adversas da pista.
Durante o período chuvoso, o fluxo de veículos nas estradas do estado tende a aumentar devido às férias escolares, recessos de meio de ano e festas típicas como as juninas realizadas no interior. Essa combinação entre maior movimentação e chuvas intensas eleva significativamente o risco de acidentes.
PRF orienta motoristas sobre aquaplanagem
O policial rodoviário federal Isaias Magalhães alertou para a necessidade de atenção redobrada dos motoristas nesse período. Ele explicou que, mesmo durante o dia, é importante manter os faróis ligados para aumentar a visibilidade na estrada. Além disso, caso a chuva esteja muito forte, o ideal é estacionar em locais seguros como postos de combustível, restaurantes ou acessos a propriedades privadas — evitando parar no acostamento, que também representa risco.
Isaias também destacou que o acidente ocorrido na RR-205 é um exemplo típico das consequências da aquaplanagem, fenômeno que ocorre quando o veículo perde o contato com o solo ao passar sobre uma lâmina de água, resultando em perda de controle e possíveis capotamentos. Ele lembrou que, dependendo da topografia do local, as consequências podem ser ainda mais graves, como quedas em vales, penhascos ou cursos d’água.
Para reduzir os riscos, além de atenção e cautela ao volante, os condutores devem realizar revisões preventivas nos veículos. Entre os principais itens que merecem atenção estão o sistema de iluminação (incluindo faróis, pisca-alerta e lanternas traseiras), o estado dos pneus, sistemas de freio (pastilhas e tambores), funcionamento das palhetas do limpador de para-brisa e a presença dos equipamentos obrigatórios como extintor de incêndio, macaco, estepe e triângulo de sinalização.