
A atualização será feita semanalmente, com base nos atendimentos realizados em hospitais da rede pública e privada. Foto: Divulgação
Última modificação em 15 de julho de 2025 às 16:31
A Secretaria de Saúde de Roraima, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), lançou um painel de monitoramento dos vírus respiratórios em circulação no estado. Disponível no site da CGVS, a ferramenta tem como finalidade ampliar o acesso a informações sobre atendimentos e internações provocadas por doenças como a Síndrome Gripal (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
De acordo com a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, o painel disponibiliza dados sobre o número de consultas realizadas nas unidades sentinelas, os principais vírus em circulação, além de registros de internações e óbitos. A atualização será feita semanalmente, com base nos atendimentos realizados em hospitais da rede pública e privada, incluindo o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Pronto Atendimento Cosme e Silva, Hospital de Rorainópolis, Hospital da Criança Santo Antônio, Hospital Universitário, Casai-Y (Casa de Saúde Indígena Yanomami) e unidades particulares.
Entre janeiro e julho de 2025, o sistema da CGVS registrou 183.944 consultas, das quais 17.966 estavam relacionadas à síndrome gripal. No mesmo período, foram contabilizadas 905 internações por SRAG, sendo 198 delas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
“O principal objetivo do painel é informar a população e os profissionais de saúde sobre o cenário epidemiológico dos vírus respiratórios em Roraima”, destacou Valdirene.
Os dados mais recentes da Semana Epidemiológica indicam uma queda significativa nas notificações de SG e nas internações por SRAG. Foram registrados 726 atendimentos por síndrome gripal, o que representa uma redução de 39,35% em comparação com a semana anterior (1.197 casos). As internações por SRAG também diminuíram: 27 casos, frente aos 50 registrados na semana anterior — queda de 46%.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação