
A mobilização é voltada para os tipos A, B, C, D e E e envolve vacinação, distribuição de preservativos, testes rápidos e orientações nas unidades básicas de saúde. Foto: Divulgação
Última modificação em 11 de julho de 2025 às 11:02
Durante este mês de julho, a Secretaria de Saúde de Roraima intensifica ações de prevenção, testagem e conscientização sobre as hepatites virais, como parte da campanha nacional Julho Amarelo.
A mobilização é voltada para os tipos A, B, C, D e E e envolve vacinação, distribuição de preservativos, testes rápidos e orientações nas unidades básicas de saúde e instituições parceiras.
Segundo a gerente do Núcleo das Hepatites Virais, Raquel Feitosa, as hepatites B e C são as mais preocupantes, pois podem evoluir de forma silenciosa por anos, sem sintomas. Por isso, ela reforça a importância do teste rápido, disponível gratuitamente nas UBSs.
Entre as formas de prevenção estão:
- Uso de preservativos nas relações sexuais;
- Não compartilhar objetos cortantes, como lâminas, agulhas e alicates;
- Higiene adequada no preparo dos alimentos (especialmente para hepatite A e E);
- Vacinação contra a hepatite B, disponível pelo SUS em todas as UBSs dos 15 municípios do estado.
Casos em Roraima
De julho de 2024 a julho de 2025, foram registrados 270 casos de hepatites virais em Roraima, sendo 174 em Boa Vista. A hepatite B lidera com 138 notificações, seguida da hepatite C com 87. A maioria dos casos é em homens entre 60 e 69 anos, enquanto entre as mulheres, a faixa mais afetada é de 40 a 49 anos.
A vacinação é recomendada para pessoas de qualquer idade que ainda não tenham sido imunizadas, além de grupos vulneráveis como profissionais de saúde, gestantes, pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
As ações do Núcleo de Controle das Hepatites Virais ocorrem durante todo o ano, com formação de profissionais, distribuição de insumos, palestras educativas e testagens rápidas.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação