
Estudos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis apontam que a Bacia do Tacutu tem potencial para reserva de hidrocarbonetos. Foto: Divulgação
Última modificação em 10 de julho de 2025 às 09:46
Durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira 8, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, confirmou que o leilão da Bacia Sedimentar do Tacutu, em Roraima, será nos dias 13 e 14 de novembro deste ano.
O anúncio pelo ministro ocorreu então em resposta ao deputado federal Gabriel Mota (Republicanos). O parlamentar destacou a importância da exploração de petróleo e gás na região como uma oportunidade concreta de desenvolvimento econômico e geração de empregos para o estado.
Gabriel Mota vem acompanhando de perto as etapas do processo. Ele reforçou a importância de garantir segurança jurídica, responsabilidade ambiental e retorno positivo para a população de Roraima. Por fim, o leilão marca um passo importante para inserir o estado no mapa da produção nacional de energia.
Como resultado, estudos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis apontam que a Bacia do Tacutu tem potencial para reserva de hidrocarbonetos, embora ainda pouco explorada.
A Bacia Sedimentar do Tacutu é uma área geológica localizada em Roraima, no extremo norte do Brasil, e também se estende até a Guiana. Trata-se de uma formação sedimentar. Sendo assim, nos últimos anos, tem chamado a atenção do setor energético devido ao potencial para exploração de petróleo e gás natural.
Por: M3 Comunicação