
Esse valor representa 73,6% do total exportado em todo o ano de 2024. Foto: Divulgação
Última modificação em 8 de julho de 2025 às 15:41
As autorizações para exportação de produtos e serviços de defesa brasileira alcançaram US$ 1,31 bilhão no primeiro semestre de 2025. Esse valor representa 73,6% do total exportado em todo o ano de 2024, quando o setor registrou o recorde de US$ 1,78 bilhão, o melhor resultado dos últimos 11 anos.
Atualmente, o Brasil exporta itens de defesa para cerca de 140 países, espalhados por todos os continentes. Os aeronaves e suas peças lideram as exportações, representando 34% do total vendido ao exterior.
A Base Industrial de Defesa (BID) tem forte impacto na economia nacional, representando 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) e sendo responsável por 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.
Segundo o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, o bom desempenho do setor é resultado da busca por autonomia tecnológica, da competitividade crescente e do apoio institucional às empresas do setor.
“Desempenhamos um papel fundamental no auxílio às exportações, o que envolve desde o desenvolvimento tecnológico até financiamentos, seguros e a divulgação dos nossos produtos no exterior”, destacou.
Autonomia tecnológica
O Brasil trabalha para ampliar o domínio de tecnologias estratégicas utilizadas pelas Forças Armadas, como radares, satélites e foguetes. Atualmente, 42% dessas tecnologias são produzidas com conhecimento nacional. A meta é alcançar 55% em 2026 e chegar a 75% até 2033, o que traria maior independência em projetos de pesquisa e desenvolvimento para a defesa nacional.
A projeção foi apresentada pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, durante o lançamento da “Missão 6” do Programa Nova Indústria Brasil (NIB), realizado em fevereiro.
O secretário Heraldo Luiz reforçou que esse avanço tecnológico pode fortalecer ainda mais as exportações:
“A autossuficiência em tecnologias de defesa tende a impulsionar o comércio exterior. O Brasil tem uma indústria reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos, o que contribui para o crescimento contínuo do setor.”
Perfil do setor
A Base Industrial de Defesa conta com 283 empresas e 2.064 produtos cadastrados no Ministério da Defesa. O portfólio inclui aeronaves, embarcações, armamentos, sistemas de comunicação seguros, radares e soluções cibernéticas para proteção de dados.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação