
Evento ocorre entre os dias 2 a 10 de agosto. Foto: Divulgação
Última modificação em 4 de julho de 2025 às 15:59
O Grupo Folclórico Tribo Waiká, de Boa Vista, vai participar da 61ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (FEFOL), reconhecido como um dos maiores e mais importantes festivais de folclore do Brasil. O evento se prepara para uma edição histórica com a presença de grupos de todas as regiões brasileiras confirmados.
A Tribo Waiká é o primeiro grupo de Roraima a participar do evento que ocorre entre os dias 2 a 10 de agosto, onde apresentará seu tema de 2025 – Um Canto em Defesa da Vida – que estreou no Arraial Boa Vista Junina no dia 07 de junho do corrente. Ao todo o grupo irá levar 30 pessoas entre dançarinos e grupo de apoio, apresentando músicas próprias que falam de preservação de cultura indígena e dos povos da floresta. Em 2025 o grupo foi custeado por verba do edital Rouanet Norte via Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura e Lei Federal de Incentivo a Cultura.
A Tribo faz parte do total de 15 grupos confirmados que participarão pela primeira vez do FEFOL, vindos de estados como Amapá e Acre, que serão presenças inéditas, trazendo manifestações típicas de seus territórios nunca antes vistas no palco da festa, em mais de 60 anos.
Segundo o coordenador do Grupo Folclórico Tribo Waiká, o produtor cultural e jornalista Jacildo Bezerra, a expectativa é muito grande para essa viagem, que é a primeira do grupo fora de Roraima, de forma inédita. O grupo está ensaiando exaustivamente para aperfeiçoar as coreografias e o show que fará em Olímpia com seus dançarinos e itens oficiais: Índia Guerreira, Pajé, Guardiã Tribal e Porta-estandarte. “Estamos muito ansiosos para essa viagem e iremos dar o melhor de nós para representar a cultura folclórica de Roraima da melhor maneira possível”, disse.
Nesta edição, Olímpia receberá representantes de mais de 20 estados brasileiros, um marco inédito na história do festival. Ao todo, 118 grupos de todo o Brasil se inscreveram para participar, um recorde absoluto desde o início do evento. Destes, 64 foram selecionados para a edição, sendo 18 de Olímpia e 46 de diversas localidades.
Segundo a organização, a expectativa é que de 180 mil pessoas passem pelo Recinto, durante a festa. A programação diversificada contará com mais de 120 apresentações noturnas no palco principal, além de atividades durante todo o dia com as escolas e interações no comércio, empresas e outros espaços públicos. No total, os grupos somam cerca de 2.800 componentes, entre artistas, músicos e coordenadores, que juntos representarão todas as cinco regiões do país, proporcionando um mosaico único da diversidade cultural brasileira.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação