
A seleção considerará tanto os requisitos nacionais quanto regras locais específicas. Foto: Reprodução
Última modificação em 3 de julho de 2025 às 16:03
Foram definidos os critérios municipais que determinarão quais famílias terão prioridade para ingressar no programa federal Minha Casa, Minha Vida em Boa Vista. A seleção considerará tanto os requisitos nacionais quanto regras locais específicas.
Entre os critérios municipais, terão prioridade as famílias que recebem o Bolsa Aluguel Social e foram removidas por conta de obras no entorno do igarapé Caxangá; aquelas que residem há pelo menos dez anos no município, com comprovação por meio de documentos oficiais — inclusive, no caso de estrangeiros, mediante documentação da Polícia Federal; famílias que ocupam áreas de preservação permanente (APP); e aquelas que estão inscritas no cadastro habitacional municipal há dez anos ou mais, com protocolo que comprove a inscrição.
A seleção dos beneficiários será feita com base na pontuação gerada a partir da combinação entre os critérios nacionais e os municipais. Os candidatos serão divididos em dois grupos: 75% das moradias serão destinadas a famílias que preencham quatro ou cinco critérios; os outros 25% irão para aquelas que atendam até três exigências.
No âmbito nacional, os requisitos são: não possuir imóvel próprio; não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais federais; residir no Brasil; ter mais de 18 anos ou ser emancipado; e apresentar renda familiar bruta mensal de até R$ 8 mil.
Boa Vista teve a aprovação do Ministério das Cidades para 1.299 unidades habitacionais dentro das três primeiras faixas de renda do programa. Desse total, 999 estão destinadas à faixa 1, voltada a famílias com renda mensal de até R$ 2.640.
Além disso, em 2023, foram destinados 26 terrenos municipais para a construção de 1.622 unidades habitacionais, entre elas, 1.216 apartamentos e 406 casas, em conformidade com as diretrizes do programa.
Para participar, as famílias da faixa 1 devem manter seus dados atualizados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e acompanhar os editais de seleção. Caso sejam chamadas, deverão apresentar a documentação exigida. Já os interessados das faixas 2 e 3 devem procurar um correspondente Caixa Aqui ou uma agência da Caixa Econômica Federal para dar início ao processo.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação