
O pedido deve ser feito no momento da inscrição, exclusivamente pelo sistema da Fundação Getúlio Vargas. Foto: Reprodução
Última modificação em 3 de julho de 2025 às 10:54
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), responsável pela execução do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2), divulgou nesta quinta-feira (3/7) novas retificações no edital de abertura do certame. As mudanças já estão disponíveis, na íntegra, no portal oficial do concurso.
Entre as principais alterações, destaca-se a simplificação no processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com a atualização, não será mais necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. A verificação da elegibilidade será feita automaticamente, via cruzamento de dados.
Outra mudança importante é a inclusão de oito novos municípios de Goiás na lista de locais de aplicação das provas, corrigindo a exclusão desses municípios na versão anterior do edital, publicada em 30 de junho. Agora, as provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas em 228 municípios distribuídos por todas as regiões do país.
O edital também atualizou as formas de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 70. Os candidatos poderão efetuar o pagamento por meio da plataforma PagTesouro, utilizando Pix (QR Code ou código copiado), cartão de crédito (com tarifas adicionais da operadora) ou boleto GRU, que deve ser pago exclusivamente no Banco do Brasil. O prazo para pagamento segue até 21 de julho.
As retificações reforçam o compromisso da organização em ampliar o acesso e garantir maior transparência no processo seletivo. A versão atualizada do edital traz ainda ajustes na aplicação das ações afirmativas, detalhando o percentual de 30% das vagas reservadas conforme a nova Lei de Cotas (25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas), além da cota de 5% para Pessoas com Deficiência (PcD). O edital também prevê a equiparação de gênero na segunda fase, caso a aprovação feminina em determinados cargos seja inferior a 50%.
Inscrições
As inscrições seguem abertas até 20 de julho, e podem ser feitas por meio do site da FGV, banca organizadora do certame. Até 8 de julho, candidatos que se enquadram em critérios específicos, como doadores de medula óssea e beneficiários do Prouni ou Fies, também podem solicitar a isenção da taxa de inscrição.
Fonte: Correio Braziliense
Por: M3 Comunicação