
Segundo a Anatel, nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil registrou quase 24 bilhões de chamadas automáticas. Foto: Divulgação
Última modificação em 2 de julho de 2025 às 09:46
As ligações indesejadas se tornaram parte da rotina de milhares de brasileiros, causando desde incômodos diários até sérios riscos de segurança. Muitas dessas chamadas oferecem planos de celular, empréstimos e até cobram dívidas inexistentes, gerando insegurança e desconforto entre os consumidores.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), somente nos dois primeiros meses de 2025 foram registradas quase 24 bilhões de chamadas automáticas no país — um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2024. Isso equivale a mais de 23 mil ligações por segundo, das quais cerca de metade são classificadas como spam. Muitas dessas chamadas têm fins fraudulentos.
“A tecnologia veio para facilitar, mas também tem sido usada de forma abusiva para explorar a fragilidade do consumidor e aplicar golpes”, alerta Ailton Filho, assessor técnico do Procon da Assembleia Legislativa de Roraima.
Ele orienta que, ao receber ligações pedindo dados pessoais, o ideal é desligar imediatamente e buscar atendimento oficial.
Golpistas usam técnicas como o “spoofing” — que falsifica o número de origem da chamada — e costumam utilizar DDDs locais ou semelhantes ao da vítima para aumentar a chance de serem atendidos. O objetivo é obter informações sensíveis, como senhas, dados bancários e documentos pessoais, colocando em risco a segurança dos usuários.

Recomendações
Para tentar frear esse problema, o Procon recomenda que os consumidores cadastrem seus números no site “Não me Perturbe”, que bloqueia chamadas de telemarketing de operadoras de telecomunicações e instituições financeiras. Também é aconselhável manter aplicativos de bloqueio atualizados e jamais compartilhar dados pessoais por telefone.
Em caso de ligações insistentes ou suspeitas, o consumidor pode registrar uma reclamação formal junto ao Procon Assembleia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis, em Boa Vista, ou de forma remota pelo telefone (95) 98401-9465 e no site: al.rr.leg.br/procon.
Fonte: ALE-RR
Por: M3 Comunicação