
Realizado há mais de cinco décadas, o espetáculo coloca frente a frente os bois em um espetáculo considerado uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil. Foto: Tiago Côrtes
Última modificação em 27 de junho de 2025 às 11:10
Começa hoje o 58° Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso. Realizado há mais de cinco décadas, o espetáculo coloca frente a frente os bois em um espetáculo considerado uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil.
A paixão pelo boi-bumbá toma conta da cidade e fica evidente nas cores que dividem as ruas, famílias e até os símbolos urbanos — como faixas de pedestres e placas de trânsito — que adotam as cores das torcidas.
Essa paixão toma conta também de roraimenses que foram arrebatados pelo festival, o jornalista Tiago Côrtes está na Ilha da Magia, nome dado para Parintins, e conta como está a expectativa para o evento.
“É impossível não se emocionar com a energia dessa cidade. Desde que cheguei, sinto o clima de festa no ar. As cores, os ensaios, a movimentação das torcidas do Caprichoso e Garantido, tudo é contagiante. A expectativa está altíssima, e o coração já bate no ritmo dos bumbás”, disse Tiago.

As apresentações de cada boi seguem um tema. Neste ano, o Caprichoso (boi azul) defende o tema “É tempo de retomada”. O tema foi inspirado no livro da escritora indígena roraimense Trudruá Dorrico e aborda a resistência dos povos da floresta e a ancestralidade amazônica.
Para o Caprichoso esse festival é ainda mais especial, o boi que foi vencedor das últimas três edições do festejo busca seu tetracampeonato inédito. Portanto, ao longo das três noites de festa, vai abordar a luta de indígenas, negros e nordestinos, a força do povo preto na Amazônia e a importância de preservar a floresta e suas culturas
Já o Garantido entra na arena com o tema “Boi do povo, boi do povão”, exaltando a origem popular da festa e tentando conquistar seu 33º título. Mesmo com as vitórias seguidas do boi azul, o Garantido acumulou mais títulos absolutos do festival até agora.
No bumbódromo (nome do local onde acontecem os duelos) o Bumbá vai abordar a celebração da diversidade étnica e cultural da Amazônia, refletida na arte popular do Garantido.
O festival dura três noites, Cada boi tem 1h30min de apresentação e a ordem de quem começa e termina a noite é definida em sorteio. A ordem de apresentação ficou assim:
Sexta-feira (27):
- Abre: Garantido ❤️
- Encerra: Caprichoso ⭐
Sábado (28):
- Abre: Caprichoso ⭐
- Encerra: Garantido ❤️
Domingo (29):
- Abre: Caprichoso ⭐
- Encerra: Garantido ❤️
O festival movimenta a economia turística e se tornou um símbolo cultural do Norte do Brasil, recebendo turistas de fora do Estado e até mesmo de fora do Brasil. Todos os anos os bumbás recebem milhões de reais em investimento para ajudar a custear as fantasias e alegorias utilizadas nas apresentações.
Por: M3 Comunicação