
Os primeiros voos comerciais diretos devem ser iniciados ainda este ano. Foto: Reprodução
Última modificação em 25 de junho de 2025 às 15:06
Uma comitiva oficial de Barbados esteve em Roraima nesta quarta-feira, 25, com o objetivo de estreitar relações comerciais, turísticas e culturais entre o estado brasileiro e o país caribenho. A reunião contou com a presença do ministro das Relações Exteriores de Barbados, Kerrie Symmonds, do ministro da Agricultura, Indar Weir, e da embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Thompson, além de mais de 20 empresários barbadenses.
A agenda do encontro priorizou a ampliação das oportunidades de investimentos bilaterais, a exportação de produtos locais e a viabilidade da criação de voos diretos entre Boa Vista e o Caribe. A chegada da comitiva a Roraima ocorreu por meio de um voo direto da companhia InterCaribbean, com duração de apenas 1h40, o que reforça a viabilidade logística de uma futura rota regular entre Barbados e o norte do Brasil.
Representantes do Governo de Roraima ressaltaram o potencial logístico do estado como uma nova porta de entrada para o Brasil e a América do Sul, destacando sua capacidade de exportação de carne bovina, pescado, frutas, soja e materiais de construção. A integração com Barbados é vista como estratégica para abrir novos mercados, gerar emprego e atrair investimentos.
De acordo com o secretário de Atração de Investimentos de Roraima, Aluizio Nascimento, os primeiros voos comerciais diretos devem ser iniciados ainda este ano.
“Já estamos alinhando um voo direto da InterCaribbean para Boa Vista a partir de outubro e, possivelmente em julho, já enviaremos cargas com produtos de valor agregado. Isso representa mais investimentos, geração de renda e oportunidades para os empreendedores roraimenses”, afirmou.
O ministro Kerrie Symmonds destacou o potencial dessa parceria ao comentar a facilidade do deslocamento aéreo.
“Se conseguimos chegar ao Brasil em tão pouco tempo, temos diante de nós uma excelente oportunidade para turismo, comércio e investimentos. O transporte aéreo entre o Caribe e esta região do Brasil está muito próximo de se tornar realidade, e isso pode marcar uma nova era de cooperação”, declarou.
A embaixadora Tonika Thompson reforçou que o estreitamento dos laços entre Barbados e Roraima vem sendo construído desde a visita da primeira-ministra Mia Amor Mottley ao estado, em 2022.
“Temos mantido um diálogo constante com o Governo de Roraima. A visita da primeira-ministra foi um marco, e desde então, avançamos com visitas técnicas e ações diplomáticas que hoje se concretizam em novas possibilidades reais de integração”, destacou.
A visita da comitiva barbadense representa um avanço significativo nas relações internacionais do estado e reforça o interesse mútuo em construir uma cooperação sólida e contínua entre Barbados e Roraima.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação