
Pesquisa aponta pela primeira vez um empate entre a proporção de simpatizantes do bolsonarismo e do petismo no Brasil. Fonte: Reprodução / Internet
Última modificação em 18 de junho de 2025 às 10:12
Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 18, aponta pela primeira vez deste 2022 um empate entre a proporção de simpatizantes do bolsonarismo e do petismo no Brasil.
O grupo que se declara com maior afinidade aos valores do presidente Lula (PT) teve queda, o número foi de 39% para 35% entre abril e junho, segundo nova pesquisa.
No mesmo período, o número dos que se identificam com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou de 31% para 35%, alcançando o maior índice na série histórica iniciada após as eleições de 2022.
É a primeira vez também que ocorreram alterações nas proporções fora da margem de erro.
Como a pesquisa foi feita?
O instituto perguntou aos entrevistados onde eles se encaixam em uma escala de um (bolsonarista) a cinco (petista). Pela metodologia da pesquisa, aqueles que respondem “um” ou “dois” são classificados como bolsonaristas; os que marcam “quatro” ou “cinco”, como petistas. Os que marcam três foram considerados neutros.
Bolsonarista (1 e 2): 35% (eram 31% em abril)
Petista (4 e 5): 35% (eram 39% em abril)
Neutro: 20% (eram 20% em abril)
Nenhum: 7% (eram 8% em abril)
Não sabem: 2% (eram 1% em abril)
O instituto ouviu 2.004 pessoas em 136 municípios, entre 10 e 11 de junho, e a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Fonte: O Globo / O Antagonista
Por: M3 Comunicação