
As inscrições estarão abertas até 17 de junho para os cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista. Foto: Divulgação PF
Última modificação em 13 de junho de 2025 às 09:03
A Polícia Federal informa que o prazo de inscrições para o concurso público destinado ao provimento de vagas nos cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista foi prorrogado. Os interessados terão até 17 de junho para se inscreverem por meio do site do Cebraspe: https://www.cebraspe.org.br/concursos/PF_25 .
Os detalhes completos sobre os cargos, requisitos e etapas do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 1 – Abertura, publicado em 20 de maio de 2025, no sítio eletrônico da banca organizadora: https://www.cebraspe.org.br/ .
As provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 27 de julho de 2025. As inscrições estarão abertas no período de 26 de maio a 13 de junho de 2025, e os candidatos deverão se atentar às datas e requisitos especificados no edital.
Do total de vagas a serem preenchidas, 20% são reservadas para negros (pretos e pardos) e indígenas, e 5% para pessoas com deficiência. A jornada de trabalho dos aprovados é de 40 horas semanais.
Para os cargos de escrivão, agente e papiloscopista, podem se inscrever graduados em qualquer curso de nível superior. Já as funções de delegado de Polícia Federal e perito criminal exigem formação específica.
Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa. (veja o cronograma completo abaixo)
O processo seletivo terá as seguintes etapas:
- Prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame de aptidão física, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica, para todos os cargos, de caráter eliminatório;
- Prova oral, somente para o cargo de Delegado de Polícia Federal, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação psicológica, primeiro momento, para todos os cargos, sem caráter eliminatório e de presença obrigatória;
- Avaliação de títulos, somente para os cargos de Delegado de Polícia Federal e de Perito Criminal Federal, de caráter classificatório;
- Investigação social, para todos os cargos, de caráter eliminatório, de responsabilidade da Polícia Federal, com assessoramento do Cebraspe no tocante à disponibilização da Ficha de Informações Confidenciais (FIC).
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A prova oral, exclusiva para o cargo de delegado, será realizada apenas em Brasília (DF).
Fonte: Agência Gov/ Estratégia Concursos
Por: M3 Comunicação