
Paçoca será entregue ao público neste sábado (7). Foto: M3 Comunicação
Última modificação em 5 de junho de 2025 às 15:51
A maior paçoca do mundo, feita com carne de sol e farinha de mandioca, será oficialmente entregue ao público neste sábado (7), durante o Boa Vista Junina. O prato típico da culinária roraimense conquistou reconhecimento internacional ao entrar para o Guinness Book em 2024.
A entrega da iguaria está marcada para as 19h, na Praça Fábio Marques Paracat, e promete ser um dos momentos mais aguardados do evento. A receita segue o preparo tradicional da culinária regional, com carne de sol desfiada, farinha de mandioca e cebola.

Paçoca deste ano usa 2,7 toneladas de carne e 750 kg de farinha
Esse ano o preparo do alimento conta com 2.700 kg de carne fresca (que é desidratada e perde peso), 750 kg de farinha de mandioca, 90 kg de cebola, além do óleo.
Segundo Dyego Monnzaho, presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC), o processo de produção é extenso e envolve várias etapas.
“Estamos trabalhando nesse projeto já há um tempo e a paçoca é uma grande estrela da festa. Já são alguns dias de preparação, são algumas etapas que a gente tem que cumprir, como desidratação da carne, corte de todos os temperos, cortar a cebola, preparar a farinha pra no final a gente chegar no cozimento”, explicou.
Neste ano, a meta é superar o recorde anterior de aproximadamente 1,3 tonelada. A nova tentativa mira alcançar cerca de 1,5 tonelada, consolidando ainda mais o título internacional da cidade.
“A expectativa é que a gente supere o recorde do ano passado, foi de 1,3 toneladas mais ou menos, e a gente quer aumentar esse limite pra continuar sendo detentor do recorde da maior paçoca de carne do mundo. Vamos trabalhar pra isso. Quem quiser conferir, só chega lá com a gente no sábado a partir das 19 horas”, convidou o presidente da FETEC.
O feito foi registrado oficialmente pelo Guinness World Records em 2024 e envolveu dezenas de cozinheiros, voluntários e produtores locais.

Maior Paçoca do Mundo celebra 10 anos no Boa Vista Junina
Servida pela primeira vez em 2015, o alimento foi idealizado para ser o “bolo” de aniversário regional na comemoração de 15 anos do Maior Arraial da Amazônia. À época, o primeiro recorde foi de meia tonelada (500 kg), desde então a pesagem aumenta a cada edição.
Neste ano, a Maior Paçoca do Mundo completa 10 anos de tradição no Boa Vista Junina e valorização da culinária local.

Por: M3 Comunicação