
A ação é promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr). Foto: Divulgação
Última modificação em 30 de maio de 2025 às 09:45
O município de Mucajaí está recebendo até este sábado (31) uma formação voltada ao atendimento e à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação é promovida pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), e acontece na Câmara Municipal.
Com o tema “Trabalho Pedagógico com Alunos com TEA: Identificação, Avaliação e Intervenção”, o curso tem carga horária de 25 horas e reúne professores da educação infantil ao ensino médio, profissionais da saúde e assistência social, cuidadores e familiares.
A capacitação tem como objetivo ampliar o conhecimento técnico e prático sobre o autismo, promover o acolhimento adequado e fortalecer a rede de apoio às pessoas com TEA.
Na abertura, a neuropsicóloga Rozianne Melville Messa, do Teamarr, apresentou a palestra “Transtorno do Espectro do Autismo: diagnóstico, acolhimento e intervenção”, abordando temas como a poda neural — processo natural do cérebro — e a importância do diagnóstico precoce.
“Nada mais é do que um transtorno do neurodesenvolvimento. Isso não quer dizer que essa criança seja incapaz. Pelo contrário, ela apenas não está habilitada a ter tal comportamento. Por isso, temos que vir com estimulações direcionadas ao paciente nesse primeiro momento e o conhecimento: de onde vem, por onde vem, qual é o CID [código de classificação internacional de doenças], e como fazer, inclusive, o diagnóstico e treinos de habilidades com elas”, explicou.
Ela também ressaltou o papel da família, da escola e dos profissionais no processo de desenvolvimento da criança autista.
“Essa capacitação vai ajudar na formação dos participantes, no entendimento do saber, principalmente onde e quando agir, como direcionar certos comportamentos. Essa ligação que antes estava muito longe, vai se estreitar e se aproximar. Então um dos objetivos da capacitação é aproximar a escola da família daquela criança, para que eles se ajudem entre si.”
Participação ativa
Nilson Gomes, pai de uma criança com TEA, vê no curso uma oportunidade de fortalecer os cuidados que já realiza em casa.
“Vai auxiliar com relação a experiências que não temos em casa. O curso vai nos ensinar técnicas de aprendizado. Colocando-as em prática, vou poder ajudar minha filha a continuar evoluindo e até a se adaptar mais facilmente à sociedade.”
A terapeuta Marta Arrais, que atua com crianças neuroatípicas, reforçou a necessidade de formações contínuas para lidar com diferentes perfis de comportamento.
“O diagnóstico pode ser o mesmo, mas cada um possui um comportamento diferente. Mucajaí estava precisando dessa capacitação, porque temos um público grande de crianças autistas não assistidas da forma adequada.”
Apoio institucional
A formação chegou ao município por iniciativa da vereadora Comandante Elielma (PDT), que celebrou a parceria com a ALE-RR.
“Meu coração está radiante de alegria. Desde o meu primeiro mandato estávamos tentando fechar essa parceria com o Teamarr. Essa capacitação será de grande valia para nós, que temos identificado um aumento do índice de pessoas com TEA. Muitos não sabem como lidar com a causa. Com certeza, esse curso irá nos ajudar muito.”
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação Integrada