
O levantamento foi realizado entre fevereiro e maio em mais de 200 escolas públicas e privadas de todos os estados. Foto: Reprodução
Última modificação em 28 de maio de 2025 às 15:11
Apesar da lei sancionada em janeiro que restringe o uso de celulares nas escolas, 54% dos alunos que levam o aparelho continuam utilizando-o em sala de aula. O dado é de uma pesquisa inédita da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), divulgada nesta terça-feira (27).
O levantamento foi realizado entre fevereiro e maio em mais de 200 escolas públicas e privadas de todos os estados. Foram ouvidos 1.057 alunos do Ensino Fundamental II e Médio, além de 207 professores e 145 gestores.
A presença dos celulares é maior no Ensino Médio: 63% dos estudantes levam o aparelho todos os dias, e mais da metade o utiliza em sala. A percepção de uso, no entanto, varia: 32% dos alunos dizem nunca usar o celular na escola, enquanto apenas 15% dos professores e 7% dos gestores concordam com essa afirmação. Para mais de 80% de todos os grupos, o uso ocorre de forma esporádica.
Segundo o presidente da FPME, Rafael Brito (MDB-AL), os dados mostram que a lei já tem impacto positivo.
“Mesmo com pouco tempo de implementação, ela já traz grandes resultados para a sociedade, em tempo que reduz, nas minhas contas rápidas aqui, em 65% o uso de telefone em ambiente escolar. Então é uma lei, sem dúvida, que veio para ficar”, afirmou.
A norma foi aprovada com base em estudos sobre os efeitos negativos das telas em crianças e adolescentes, mas enfrentou críticas de parlamentares contrários à intervenção do Estado no tema.
Levantamento da Nexus de 2024 mostra que 86% dos brasileiros apoiam restrições ao uso de celulares nas escolas — 54% defendem a proibição total e 32%, o uso pedagógico supervisionado. Entre os pais, o apoio à proibição é de 65%, subindo para 78% entre os responsáveis por crianças de até 12 anos.
Outros dados da pesquisa:
- Dois em cada três alunos usam o celular para buscar informações quando têm dúvidas; apenas 34% recorrem ao professor.
- A principal justificativa dos estudantes para o uso do aparelho é o contato com a família. Já professores e gestores apontam entretenimento como motivação.
- Um terço dos alunos ainda não conhece bem as novas regras. O índice de conhecimento é maior no Ensino Médio (60%) do que no Fundamental II (53%).
Fonte: Gazeta do Povo
Por: M3 Comunicação