
A solicitação poderá ser feita a partir desta terça-feira (27). Foto: Reprodução
Última modificação em 26 de maio de 2025 às 15:12
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir de terça-feira (27), os cidadãos poderão habilitar uma solicitação automática de resgate de valores esquecidos em instituições financeiras.
Segundo o BC, a mudança diz respeito apenas à forma de solicitação dos resgates. Antes, era necessário registrar manualmente cada pedido. Com a nova opção, o processo poderá ser automatizado.
“O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, informou a instituição.
A adesão ao novo serviço é opcional e voltada exclusivamente para pessoas físicas. Para habilitar a funcionalidade, é necessário acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, além de ativar a verificação em duas etapas.
A solicitação automática só está disponível para usuários que tenham uma chave PIX do tipo CPF cadastrada. Quem ainda não possui, deve realizar o cadastro junto à instituição financeira.
O crédito dos valores será feito diretamente na conta do cidadão pela instituição financeira, sem aviso prévio do Banco Central. No entanto, a automatização não se aplica a instituições que não aderiram ao termo de devolução via PIX, nem a valores vinculados a contas conjuntas — nesses casos, o procedimento manual continua obrigatório.
Mais de R$ 9 bilhões ainda aguardam resgate
Em boletim divulgado em 13 de maio, o BC informou que ainda há R$ 9,13 bilhões em valores “esquecidos” à disposição dos clientes nas instituições financeiras, com base nos dados de março. Inicialmente, o prazo oficial para resgate terminaria em 16 de outubro de 2024, mas, segundo o Ministério da Fazenda, esse prazo deixou de existir. Agora, os clientes poderão recuperar os valores a qualquer momento.
Fonte: G1
Por: M3 Comunicação