
Apenas 7,2% (401 municípios) foram classificados como de alto desenvolvimento. Foto: Reprodução
Última modificação em 12 de maio de 2025 às 09:46
Mais da metade dos municípios brasileiros ainda enfrentam desafios significativos na área da Educação, segundo um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A pesquisa avaliou a qualidade e a oferta do ensino básico em escolas públicas e privadas de todo o país, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
De acordo com o levantamento, 56,1% dos municípios — o equivalente a 3.113 — apresentam nível moderado de desenvolvimento educacional. Apenas 7,2% (401 municípios) foram classificados como de alto desenvolvimento.
Baixo desempenho atinge um terço dos municípios
Apesar dos avanços em algumas regiões, o cenário ainda é preocupante: 32,5% dos municípios brasileiros (1.806 cidades) estão na faixa de baixo desenvolvimento e 4,1% (230 municípios) enfrentam uma situação crítica, com indicadores muito abaixo do ideal.
A Firjan analisou critérios como o percentual de crianças de até três anos matriculadas em creches, a formação adequada dos professores no Ensino Fundamental e Médio, a oferta de educação em tempo integral, além das taxas de abandono escolar, distorção idade-série e o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Formação de professores e distorção idade-série são desafios centrais
Nos municípios classificados com desenvolvimento crítico, 57% das turmas do Ensino Fundamental são conduzidas por professores sem formação adequada para a disciplina lecionada — um problema que também aparece, embora em menor escala, nas cidades mais bem avaliadas.
Outro ponto alarmante é a distorção idade-série no Ensino Médio. Em municípios críticos, quatro em cada dez alunos (40%) estão fora da faixa etária ideal para o ano em que estudam. Esse número é quase cinco vezes maior do que o registrado nas cidades com alto desenvolvimento, onde o índice é de 8,3%.
Educação Infantil ainda é desafio em cidades com pior desempenho
Na Educação Infantil, o estudo mostra que apenas 19% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches nas cidades com pior desempenho — número que representa cerca de um terço do percentual registrado nos municípios mais desenvolvidos, onde o índice chega a 53%, superando inclusive a meta atual do Plano Nacional de Educação.
Fonte: Brasil 61
Por: M3 Comunicação