
Leão XIV se torna o 267º Papa da história da Igreja e sucede o Papa Francisco. Foto: Reprodução
Última modificação em 8 de maio de 2025 às 14:33
Nesta quinta-feira, 8, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito o novo papa da Igreja Católica, assumindo o nome pontifício de Leão XIV. A escolha foi anunciada oficialmente ao mundo da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Leão XIV se torna o 267º papa da história da Igreja e sucede o Papa Francisco, falecido no último dia 21. Sua eleição foi confirmada pouco mais de uma hora após a tradicional fumaça branca surgir da chaminé da Capela Sistina, sinalizando o consenso entre os 133 cardeais reunidos em conclave.
A decisão foi tomada após a terceira votação do dia e a quarta no total, iniciada na tarde de quarta-feira, 7. Assim que a fumaça branca apareceu no céu romano, a multidão explodiu em aplausos, emoção e cânticos, celebrando a escolha do novo pontífice.
Próximos ritos no Vaticano
Após sua primeira aparição pública como papa, Leão XIV retornou à Capela Sistina para participar de uma cerimônia interna. O ritual tem início com uma saudação feita pelo cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.
Na sequência, é feita a leitura de um trecho do Evangelho — tradicionalmente, “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas” — seguida por uma oração conduzida pelo protodiácono.
Em ordem de precedência, todos os cardeais eleitores se aproximam do novo papa para prestar-lhe juramento de obediência. A cerimônia se encerra com o canto do Te Deum, entoado pelo próprio Leão XIV.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação