
Edson Damas, vice-reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante entrevista ao Podcast. Foto: M3 Comunicação
Última modificação em 30 de abril de 2025 às 14:55
O episódio #13 do podcast Papo M3 Realidades vai ao ar nesta quinta-feira, 1º de maio, e traz como convidado o vice-reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Edson Damas, que vai falar um pouco sobre sua história de vida e os caminhos que o levaram à educação, destacando os desafios, conquistas e inspirações ao longo de sua trajetória.
As origens de Edson Damas
Edson Damas relembrou momentos marcantes da infância e o início de sua vida profissional. Nascido na pequena cidade de Três Barras, na divisa entre Paraná e Santa Catarina, ele contou que cresceu no interior, em uma família humilde.
“Eu nasci ali na divisa entre o Paraná e Santa Catarina, numa cidadezinha chamada Três Barras. Nasci no interior mesmo, na roça. Meus pais trabalhavam na roça”, contou.
Ainda criança, seus pais abriram um pequeno bar para ser fonte de sustento para família. “Eu lembro desse boteco, eu tinha uns 6, 7 anos de idade. Ajudava meus pais lá. Sempre brinco com os amigos que até hoje não sei se eu morava dentro do boteco ou se o boteco funcionava dentro da minha casa”, disse.
O ambiente familiar, misturado com o trabalho dos pais, marcou sua infância. Ele relembra que, às vezes, até os clientes entravam na cozinha da mãe para jantar.
Aos 14 anos, a família se mudou para Telêmaco Borba (PR), cidade conhecida por sua indústria de papel. Foi lá que Damas deu os primeiros passos na vida profissional.
Ele conta que na época conheceu o gerente das Casas Pernambucanas e foi convidado para trabalhar na empresa. “Fiquei seis anos, comecei como vendedor, depois virei subgerente, gerente e até auditor”, explicou.
Após uma década na empresa e já morando em Bauru (SP), ele decidiu seguir outro caminho e começou a cursar Direito, mas logo depois decidiu se desligar da empresa e voltou para Curitiba, onde sua família já estava instalada.
Concurso público trouxe Edson Damas para Roraima
O vice-reitor relembra que chegou a Boa Vista em 1993, motivado por uma oportunidade no serviço público. “Foi o concurso público que me trouxe para Boa Vista. O concurso de Promotor do Ministério Público”, relatou.
Após ser aprovado, Damas passou a atuar no Ministério Público de Roraima e, mesmo tendo outras oportunidades, decidiu seguir carreira no órgão. “Continuei estudando, fiz o concurso da magistratura e também passei, mas preferi ficar no MP”, explicou.
Ele ainda tentou novos certames, como o da magistratura federal no Sul do Brasil. “Fiz em 95 novamente, passei, mas desisti. Aí sim resolvi ficar definitivamente em Roraima”, afirmou.
A decisão de permanecer no estado marcaria o início de uma longa trajetória de atuação no campo jurídico e acadêmico.
Trajetória até chegar ao MP
Muito antes de ocupar cargos públicos em Roraima, o vice-reitor da UERR, Edson Damas, construiu sua trajetória com trabalho duro e experiências diversas. “Trabalhava no comércio, fui vendedor das Casas Pernambucanas, vendi sorvete na rua, fui garçom, cambista do jogo do bicho, vendia roupa no interior”, relembrou.
Ele define esse período como um tempo de superação e muita luta. “Era virado”, resumiu.
Edson Damas, compartilhou um olhar reflexivo sobre sua trajetória e os desafios que enfrentou até chegar ao Ministério Público e se estabelecer em Roraima.
Para ele, essa fase representou um divisor de águas em sua trajetória. “Os primeiros 30 anos da minha vida foram muito simples, regrados, uma vida de muito trabalho”, relembrou.
O momento que marcou sua ascensão aconteceu após ingressar no MP, onde ele percebeu uma mudança significativa em sua qualidade de vida. “Quando entrei no MP, passei a ter um salário digno, algo que me permitiu dar um up na minha vida”, disse.
Isso possibilitou a Damas, por exemplo, a realização de sonhos como comprar sua casa, financiar seu carro e proporcionar uma educação de qualidade para seus filhos.
Ele afirma que agora, aos 60 anos, está se permitindo fazer o que realmente gosta, como exercer a paixão pela academia, como professor, e pelo mercado jurídico. “Estou advogando, dando consultoria e cuidando da parte acadêmica, que é minha verdadeira paixão”, afirmou.
Damas ainda se mostrou reflexivo sobre o futuro. “Eu percebo que minha vida é pautada de 30 em 30 anos. Cada ciclo trouxe um novo desafio e uma nova conquista”, concluiu, demonstrando que, mesmo após décadas de trabalho e superação, ele continua a traçar novos caminhos.

De professor a vice-reitor
O atual vice-reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), compartilhou sua jornada acadêmica e profissional, relembrando os caminhos que o levaram ao cargo que ocupa hoje. Ele detalhou como sua carreira no ensino superior se desenrolou e como chegou à UERR.
“Eu fiz um concurso para a Universidade Estadual de Roraima. Antes disso, fui professor na Universidade Federal, além de dar aulas em universidades particulares, aqui em Boa Vista e até em Manaus”, contou Damas.
No entanto, sua experiência na Federal foi breve. “Na Federal, a questão da dedicação exclusiva não se alinhava com a minha rotina como promotor. Eu não queria ter problemas com meus colegas, então acabei saindo”, explicou.
A virada em sua carreira aconteceu quando ele decidiu prestar concurso para a UERR. “Fiz o concurso em 2018. A banca era composta por professores de fora, de outros estados. Acabei passando e comecei a lecionar na universidade”, relembrou.
Após sua aposentadoria do Ministério Público, Damas passou a se dedicar integralmente à docência. “Quando me aposentei do MP, há quase três anos, me dediquei totalmente à parte acadêmica”, afirmou.
O próximo passo de Damas foi entrar na disputa pela reitoria da UERR. “Um ano e pouco atrás, montamos uma chapa para a reitoria. O processo de escolha do reitor é democrático, com a participação de professores, servidores e alunos, com pesos proporcionais”, explicou ele sobre o processo eleitoral interno da universidade.
Damas conta que o professor Cláudio Delicato foi o candidato a reitor e ele a vice. “Fomos a chapa mais votada e, em março de 2024, fomos nomeados pelo governador”, contou.
Atualmente, Edson Damas está há pouco mais de um ano à frente da gestão da Universidade Estadual de Roraima, ao lado do reitor Cláudio Delicato. Com uma trajetória marcada por sua dedicação ao serviço público e paixão pela educação, Damas segue contribuindo para o fortalecimento do ensino superior em Roraima.
A entrevista completa com o vice-reitor da Universidade Estadual de Roraima, Edson Damas, vai ao ar nesta quinta-feira, 1º de maio, a partir das 17h no canal oficial do podcast Papo M3 Realidades.
Acesse nosso canal no YouTube e nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Por: M3 Realidades