
Viagens nacionais somam 7,9 milhões; voos internacionais têm alta expressiva e alcançam 2,3 milhões de passageiros. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Última modificação em 24 de abril de 2025 às 10:01
A aviação comercial brasileira bateu um novo recorde em março de 2025, com mais de 10,2 milhões de passageiros transportados em rotas nacionais e internacionais. O número representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do Relatório de Demanda e Oferta, divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Ministério de Portos e Aeroportos e elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No mercado doméstico, a movimentação atingiu 7,9 milhões de viajantes, alta de 6% em comparação com março de 2024. Já no segmento internacional, o crescimento foi ainda mais expressivo, com aumento de 15,5%, totalizando 2,3 milhões de embarques e desembarques.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o desempenho da aviação está diretamente ligado à retomada econômica do país.
“Os números são excepcionais e reforçam que o setor aéreo tem crescido de acordo com a economia do país. O resultado representa um acréscimo de quase 800 mil turistas na aviação apenas no mês de março. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre, são 2,3 milhões de viajantes a mais inseridos na aviação brasileira. Isso representa mais emprego, desenvolvimento econômico das cidades e aumento da renda do nosso povo”, afirmou.
O Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, também destacou o papel dos investimentos públicos no avanço do setor.
“São números animadores, que atestam não só a economia brasileira aquecida, como também refletem os investimentos que o Governo Federal vem realizando na aviação civil, com a recuperação de aeroportos e melhorias na infraestrutura do setor. Temos mais brasileiros voando, mais cargas sendo transportadas e maior oferta de assentos, o que gera mais empregos, renda e oportunidades para os brasileiros”, pontuou.
Mercado internacional em alta
De acordo com o levantamento, desde outubro de 2023 o segmento internacional tem apresentado crescimento consistente, registrando recordes mensais desde julho de 2024. Em março deste ano, o número de decolagens internacionais ultrapassou 13,3 mil, o maior patamar para o mês desde o início da série histórica em 2000 — um salto de 15% em relação a março do ano anterior.
As rotas mais movimentadas concentram-se majoritariamente na América do Sul. Entre as dez principais conexões internacionais do mês, oito estão localizadas no subcontinente. A ligação entre Guarulhos e Buenos Aires lidera o ranking, com 746 voos realizados. Na sequência aparecem rotas como Santiago–Guarulhos, Galeão–Buenos Aires e Santiago–Galeão.
Cargas também batem recorde
O transporte de cargas pelo modal aéreo também alcançou resultado histórico para o mês de março, o melhor dos últimos 25 anos. Ao todo, foram movimentadas 116 mil toneladas, sendo 77,3 mil destinadas ao exterior — um aumento de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O segmento apresenta crescimento consecutivo há 12 meses.
Fonte: Brasil 61
Por: M3 Comunicação