Entre os itens com maiores variações, os ovos de Páscoa se destacaram. Foto: Divulgação
Última modificação em 16 de abril de 2025 às 16:52
Com o objetivo de auxiliar os consumidores nas compras de itens tradicionais da Semana Santa e da Páscoa, a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), realizou um levantamento detalhado de preços em Boa Vista.
A pesquisa, conduzida pela Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Sociais (CGEES), foi realizada entre os dias 31 de março e 4 de abril, abrangendo supermercados, peixarias e casas especializadas na venda de camarão. Os dados estão disponíveis no site oficial da Seplan.
Foram analisados 40 itens, divididos em seis categorias:
- ovos de Páscoa e chocolates;
- produtos alimentícios;
- frutas e verduras;
- bebidas;
- peixes e camarão.
De acordo com o levantamento, houve variações significativas nos preços dos produtos, reforçando a importância da pesquisa na hora das compras.

Variação de preços chega a 116,8%
Entre os itens com maiores variações, os ovos de Páscoa se destacaram. O ovo de Páscoa grande (até 400g) apresentou diferença de até 116,8% entre o menor e o maior preço encontrado. No setor de pescados, essencial para o período, o bacalhau variou entre R$ 99,99 e R$ 286,69 por quilo.
O secretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Fraia, reforçou a utilidade do levantamento para o planejamento das famílias. “Essa pesquisa permite que os consumidores comparem os preços e encontrem as melhores ofertas. É uma ação que reforça a transparência do governo e contribui diretamente para o planejamento financeiro das famílias”, pontuou.
Já a coordenadora da CGEES, Jádila Andressa, ressaltou a importância da consulta aos dados antes das compras. “Os dados coletados demonstram a importância de pesquisar antes de comprar. As variações de preços encontradas mostram que é possível economizar ao escolher bem onde e quando adquirir os produtos da Páscoa”, disse.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação