
A ponte é a principal ligação da capital com a parte sul do estado. Foto: Reprodução/vídeo
Última modificação em 11 de abril de 2025 às 08:38
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a situação cada vez mais precária da ponte sobre o rio Mucajaí. Por causa do risco de desabamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) declarou situação de emergência e iniciou um processo de contratação emergencial para conter os riscos de trafegabilidade no local.
A ponte fica no km 452 da BR-174 e é uma das rotas mais utilizadas por ônibus do transporte de passageiros e no transporte de cargas entre Roraima e o restante do Brasil. Pelas imagens é possível perceber crateras imensas na cabeceira da ponte e fissuras com vários centímetros ao longo da ponte.
A providência tomada pelo DNIT ocorreu após manifestações do Ministério Público do Estado de Roraima (MP-RR) e do Ministério Público Federal (MPF) após uma sucessão de matérias jornalísticas que denunciaram a precariedade da estrutura da ponte.
O promotor Ulisses Moroni Júnior, foi o autor da peça enviada ao DNIT que respondeu por meio de ofício afirmando ter identificado os pontos onde ocorrem os danos e as providências para evitar uma tragédia e solucionar o problema.
De acordo com o documento, o DNIT reconheceu os danos e informou que os procedimentos para a realização da intervenção já estão em andamento. A situação de emergência foi oficialmente confirmada por meio de uma portaria, emitida após uma análise técnica que constatou a gravidade do problema.
Por: M3 Comunicação