
Para evitar o cancelamento, a regularização deve ser feita até o dia 19 de maio. Foto: Divulgação
Última modificação em 10 de abril de 2025 às 17:11
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) divulgou que 12.838 eleitores do estado estão em risco de ter o título de eleitor cancelado por não comparecer às últimas três eleições, sem apresentar justificativa ou quitar eventuais multas. Para evitar o cancelamento, a regularização deve ser feita até o dia 19 de maio.
A verificação da situação eleitoral pode ser feita de forma prática pelo WhatsApp, pelo número (95) 2121-7001, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Outra opção é acessar o site do TRE-RR (tre-rr.jus.br), na aba “Autoatendimento do Eleitor”. Também é possível procurar o cartório eleitoral mais próximo, no mesmo horário de atendimento.
Como regularizar
Para regularizar a situação, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, o título de eleitor (físico ou digital, via e-Título) e comprovantes de votação ou justificativa, se houver. Caso existam multas, o pagamento pode ser feito via boleto, Pix, cartão de crédito ou débito, tanto pelo site quanto no próprio cartório.
Manter o título regularizado é essencial para o exercício pleno da cidadania, como participar de eleições, assumir cargos públicos, emitir passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituições de ensino e se candidatar em licitações.
Projeto Raízes
O TRE-RR também reforça que, por meio do Projeto Raízes, os eleitores podem ser atendidos em qualquer zona eleitoral do estado, sem necessidade de se deslocar até sua zona de origem — medida que facilita a regularização para quem mora longe do domicílio eleitoral.
Quem está sujeito ao cancelamento?
Estão sujeitos ao cancelamento os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência em três eleições consecutivas — lembrando que cada turno conta como uma eleição. No entanto, estão isentos os eleitores facultativos, como jovens menores de 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e cidadãos não alfabetizados, além de pessoas com deficiência que enfrentem dificuldades para votar e aqueles que tiveram suas justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral.
O TRE-RR alerta ainda para que os eleitores utilizem apenas os canais oficiais do TSE e do TRE para realizar qualquer procedimento. Cobranças feitas fora dessas plataformas podem se tratar de golpes.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do TRE-RR ou diretamente nas zonas eleitorais do estado.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação