
Rafaela André representa o município de Amajari. Foto: Arquivo Pessoal
Última modificação em 7 de abril de 2025 às 15:04
Em meio aos preparativos para o Miss Roraima Terra 2025, um dos nomes que se destaca é o de Rafaela André, representante do município de Amajari. Natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, mas vivendo em Roraima há 10 anos, Rafaela é uma mulher de múltiplas facetas: comunicadora, ativista social e, agora, uma das concorrentes do concurso de beleza estadual.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Rafaela também se destaca pelo seu trabalho como coordenadora estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Ao longo de sua carreira, ela tem se dedicado a questões importantes, como o fortalecimento do protagonismo de mulheres pretas e a luta contra os padrões que excluem a beleza negra.
“Eu atuo com recorte de mostrar para a sociedade a importância do protagonismo das mulheres pretas, inclusive essa é uma das bandeiras que eu carrego com muito afinco ao longo da minha vida” disse a candidata ao Miss Roraima Terra 2025.
Motivação para o Miss Roraima
A decisão de Rafaela em participar do Miss Roraima Terra 2025 tem raízes profundas. Para ela, o concurso é mais do que uma disputa de beleza, é uma oportunidade de quebrar padrões e destacar a importância do protagonismo feminino, especialmente o das mulheres negras.
“O que me motivou a participar do Miss Roraima foi exatamente uma janela de oportunidades para expandir a importância do protagonismo das mulheres negras, a importância da quebra do padrão eurocêntrico em relação à beleza, aquele padrão que prega que pessoas como eu não são bonitas, e também porque era um sonho que eu tinha guardado no meu coração” destaca.
Ela ressalta que esse concurso lhe dá a chance de realizar um sonho que guardava no coração. “Estou realizando um sonho, estou me reencontrando, fazendo novas amizades, fechando novas parcerias todos os dias, então está sendo uma experiência incrível, incrível mesmo”, explica Rafaela, lembrando de outras experiências com concursos de beleza que não permitiram o mesmo nível de expressão.
Além disso, Rafaela acredita que sua participação no concurso é uma maneira de fazer a diferença, não apenas para si mesma, mas para todas as mulheres de Roraima.
“Ser a Miss Roraima em minha concepção significa a capacidade de poder representar todas as mulheres desse estado lindo, maravilhoso, incrível e potente. Então, ser a Miss Roraima significa isso, a honra de poder representar todas as mulheres de Roraima.”

Preparação para o concurso
Embora a preparação para o Miss Roraima Terra 2025 envolva treinamentos para desfiles e cuidados com a imagem, Rafaela enfatiza que a experiência está sendo natural e prazerosa.
“Eu comecei a regular um pouquinho a minha alimentação, também a treinar mais passarela, que é algo que conta bastante dentro do concurso, aprimorar ainda mais a minha fala, cuidar mais de questões relacionadas à beleza e eu tenho me preparado dessa forma”, conta.
Rafaela também ressalta que a experiência do concurso está sendo uma oportunidade de autoconhecimento e de ampliar suas conexões.
Impacto do título de Miss
Para Rafaela, conquistar o título de Miss Roraima Terra 2025 significaria uma grande realização pessoal, ela também vê na vitória uma oportunidade para ampliar suas causas e continuar seu trabalho em favor das mulheres e da igualdade racial.
“Entre as características que eu considero ponto forte para representar o estado de Roraima, está a vontade de fazer a diferença, mas a vontade de fazer a diferença pela igualdade. Ou seja, a capacidade de trazer mudanças com os pequenos passos”, afirma.
Para ela, o Miss Roraima Terra 2025 não é apenas sobre um título, mas sobre a construção de um legado de igualdade, representatividade e orgulho para o estado de Roraima.

Por: M3 Comunicação