
Taynã Macêdo é enfermeira e se dedica a obstetrícia. Foto: Arquivo Pessoal
Última modificação em 24 de março de 2025 às 17:27
A trajetória de muitos profissionais de saúde é marcada por um momento decisivo, que os direciona para uma profissão repleta de desafios e recompensas.
Para Taynã Macêdo, enfermeira, esse momento chegou após uma experiência transformadora que despertou nela o desejo de cuidar de pessoas, especialmente mulheres que enfrentam a jornada da gestação.
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias
“Quando engravidei, tinha 17 anos, e, devido a algumas complicações, minha filha nasceu prematura. Na época, eu havia sido aprovada no curso de Jornalismo na Universidade Federal, e até então essa era a profissão que eu queria seguir. No entanto, devido à prematuridade da minha filha, precisei ficar internada por um mês. Durante esse período, pude observar os cuidados dos profissionais de saúde, e ali nasceu uma chama de interesse por essa área”.
A lembrança mostra o impacto daquele momento na vida de Taynã. Dois anos após a alta hospitalar de sua filha, ela tomou a decisão de seguir um novo caminho. Começou o curso de Técnico de Enfermagem e, ao concluir, deu um passo ainda maior, ingressando na faculdade de Enfermagem.
“Durante a faculdade, eu já trabalhava como técnica, no centro cirúrgico, onde sempre atuei. Foi nesse ambiente que tive contato com diversos tipos de cirurgias e uma série de oportunidades de aprendizado”, destaca a enfermeira.
Os desafios da Profissão
A decisão de Taynã de cuidar de mulheres, assim como ela foi cuidada, não mudou apenas sua própria vida, mas também a de muitas outras famílias.
A experiência que a fez enfrentar um dos períodos mais desafiadores de sua vida a motivou a oferecer a outras mulheres a oportunidade de vivenciar a maternidade com mais confiança e tranquilidade.
“Apesar de a profissão ser extremamente desgastante, poder cuidar e ajudar o outro com o conhecimento e os cuidados que temos é uma recompensa que compensa todo o desgaste. É uma troca que traz um grande significado para minha vida”, reflete Taynã.
Além disso, a alta demanda de trabalho e o tempo longe da família são desafios constantes. Muitas vezes, ela precisa fazer sacrifícios pessoais para estar disponível para quem necessita de seus cuidados.
“Os desafios incluem as sobrecargas pesadas do trabalho, a alta demanda e, sem dúvida, o pior de tudo é a ausência prolongada da minha família. Às vezes, perco aniversários e eventos importantes devido aos plantões. O salário também é baixo, o que leva muitos profissionais a precisarem ter dois ou três vínculos para sustentar suas famílias”, compartilha a enfermeira.

Qualidade de vida: a motivação para seguir
O que mantém Taynã motivada a seguir em frente, todos os dias, é a busca pela qualidade de vida, tanto para ela quanto para os seus.
A enfermeira destaca que a sensação de estar ao lado de sua família e, ao mesmo tempo, oferecer cuidados aos pacientes é o que a impulsiona a seguir sua jornada.
“Ter qualidade de vida com minha família e poder ajudar a reduzir a dor e o sofrimento dos pacientes que atendo é o que me motiva. Saber que posso contribuir para aliviar a dor e o sofrimento de alguém, proporcionando momentos de alívio e conforto, é a maior recompensa para mim”, ressalta.
Para Taynã, dar qualidade de vida aos pacientes não é apenas uma missão profissional, mas um propósito que dá significado e força para continuar enfrentando os desafios diários da profissão.
A missão de ser mãe
A jornada de ser mãe tem sido repleta de amor, desafios e superação. Ser mãe solo nunca foi fácil, mas Taynã sempre contou com o apoio incondicional dos pais, o que a ajudou a seguir em frente durante a faculdade.
“Sou mãe solo. Apesar das dificuldades, sempre tive o apoio dos meus pais durante minha graduação, o que me deu forças para continuar. Hoje, minha filha tem 17 anos, está na faculdade e consegui criá-la da melhor maneira possível”, compartilha com orgulho.

Atualmente, Taynã está grávida de um menino e não esconde sua felicidade diante dessa nova etapa da vida.
“Estou grávida de um rapazinho e toda essa experiência me ensinou muito. Os cuidados e conhecimentos que adquiri ao longo dos anos com certeza me ajudarão a conduzir melhor essa nova fase”, conta a enfermeira com entusiasmo.
Movida pela experiência pessoal, Taynã decidiu transformar a dor em cuidado e fazer da enfermagem sua missão de vida.
Por: M3 Comunicação