
Aurelina Medeiros conta história de superação, trabalho e resiliência. Foto: M3 Comunicação Integrada
Última modificação em 22 de março de 2025 às 19:50
A carreira de Aurelina Medeiros começa no que era conhecido como Território Federal de Roraima. Foi durante o governo de Ottomar de Sousa Pinto que nasceu o que viria a ser o Estado de Roraima. E a criação do mais jovem estado brasileiro teve a participação direta de Aurelina Medeiros.
A convidada do episódio #7 do podcast Papo M3 Realidades foi convocada pelo então chefe do Território Federal para elaborar relatórios diagnósticos sobre a região e contou com detalhes sobre o convite.
📲 Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias
“Em 78 mesmo me apareceu o Ottomar e procurou nossa equipe de planejamento. Éramos eu e mais quatro colegas”, conta Aurelina durante a entrevista e segue dizendo que Ottomar relatou que precisaria da ajuda da equipe de planejamento. “Ele disse: ‘Olha, eu sou da aeronáutica e aquela história toda. Aqui é o comando da aeronáutica e eu vou assumir esse governo e eu gostaria que vocês fizessem um diagnóstico do território”, relembrou Aurelina
A equipe dela era a responsável pela elaboração de relatórios para os governantes do território, mas dentro todos da equipe, Aurelina era a única que escrevia as peças. Segundo ela, desde nova, sempre gostou de escrever. “Da minha equipe, só eu que escrevia, né?! Gostava muito de escrever, ainda hoje eu gosto”.
No ano seguinte em que Ottomar assumiu o governo, ele logo convocou a equipe de Aurelina para elaborar os primeiros relatórios de diagnóstico sobre o desenvolvimento do município. Ela conta que foi e apresentou os dados. Mesmo gostando de escrever, o frio na barriga foi grande ao apresentar os dados para o então chefe do território federal.
“Eu fui bem apresentada como sempre, levei os dados, chego lá e ele folheava, disse ‘quem escreveu?’, eu disse que fui eu, morrendo de vergonha.”, A vergonha passou no momento em que Ottomar elogiou a escrita de Aurelina.
Foi a partir daí que a história de Aurelina se entrelaçou com a de Roraima. Sob a gestão de Ottomar, o então território federal se tornou Estado e Aurelina Medeiros foi uma peça fundamental para essa transição.
“Essa história que o Otomar quando chegou já tinha como a maior visão dele era que isso aqui fosse Estado, era ocupar, estruturar, reabrir vicinais, criar projetos de assentamento de distribuir”, relata Aurelina.
A entrevista completa com Aurelina Medeiros está disponível no Youtube do Papo M3 Realidades. A séria ‘Realidades Delas’ traz histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença.
Por: Papo M3 Realidades