Polícia Federal mira organização criminosa que fazia transporte e vendia ouro extraído ilegalmente da Amazônia. Foto: Divulgação/PF
Última modificação em 19 de março de 2025 às 09:03
A Operação Ourives foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (19) com objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão em Manaus, capital do Amazonas.
📲 Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias
Segundo a PF, uma organização criminosa cooptava ourives para manipular e revender ouro extraído ilegalmente em Boa Vista (RR), Humaitá (AM), Japurá (AM) e São Gabriel da Cachoeira (AM).
Foram mobilizados 17 agentes federais para realizar o cumprimento dos mandados. Ainda de acordo com as investigações, milícias ligadas ao grupo criminoso atuava mnessa comercialização ilegal de outro extraído de garimpos clandestinos na Amazônia Legal.
O transporte do minério até a capital era feito por embarcações, caminhões e aeronaves, com o apoio de agentes da segurança pública estadual, que garantiam o fluxo da carga ilícita.
Esses agentes também forneciam o ouro ilegal e coordenavam sua distribuição com intermediários, como ourives e empresários. A organização operava com uma estrutura definida, usando empresas de fachada para esconder transações financeiras ilegais.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como obtenção de financiamento mediante fraude, sonegação fiscal, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e outros delitos relacionados.
Fonte: Metrópoles
Por: M3 Comunicação