
Brasil exporta 15% da produção de alumínio para os Estados Unidos. (Foto: Freepik)
Última modificação em 12 de março de 2025 às 10:36
Começou a vigorar nesta quarta-feira (12) as tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio anunciadas pelo presidente Donald Trump no mês passado. A Casa Branca confirmou que as taxas entraram em vigor à 0h00 desta quarta.
📲 Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias
A medida valerá para produtos do Canadá e de outras nações, como o Brasil, que é o segundo maior exportador de aço para os EUA. A confirmação vem depois de Trump recuar da ameaça de impor taxas de 50% sobre os metais do Canadá, o maior parceiro comercial dos EUA.
Exportação brasileira de aço supera US$ 5 bi
O Brasil exporta quase 15% de sua produção total de aço para os Estados Unidos e a cobrança da tarifa pode trazer mudanças significativas para o setor. Uma delas é a diminuição de volume de exportações para os próximos meses
O Instituto Aço Brasil, aponta que as cotas permitiam ao Brasil exportar até 3,5 milhões de toneladas de placas e semiacabados e 687 mil toneladas de laminados para o mercado americano sem a tarifa adicional. Em 2024, os EUA importaram 5,6 milhões de toneladas, e dessas 3,4 milhões vieram do Brasil.
Especialistas apontam que uma solução para o Brasil seria buscar novos mercados para exportar, o que provocaria competição com outros países produtores, como por exemplo a China.
Quais as consequências?
A principal consequência futura seria a possibilidade da redução na produção, o que consequentemente significa menor necessidade de mão de obra e cortes de empregos no país.
Além disso, especialistas do setor apontam que os preços dos materiais podem subir e a té o setor automobilístico pode ser afetado pelo encarecimento ou escassez de peças para a produção de carros.
União Europeia reagiu contra
Logo nas primeiras horas dessa quarta a União Europeia respondeu ao aumento das taxas com a renovação de tarifas sobre produtos americanos que havia adotado em 2018 e 2020, mas que posteriormente ficaram sem efeito.
Além disso, complementou as medidas com um novo pacote de tarifas contra produtos dos Estados Unidos, que inclui o ‘bourbon’, motos Harley Davidson e iates.
O Canadá será o país mais impactado pelas tarifas americanas, pois fornece metade do alumínio e 20% do aço importado pelos EUA, segundo a consultoria EY-Parthenon.
Fonte: O Globo
Por: M3 Realidades