Última modificação em 8 de março de 2025 às 16:47

Boa Vista enfrentou uma das chuvas mais intensas dos últimos anos nesta sexta-feira (7), registrando 196 mm de precipitação nas primeiras 12 horas, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).
O volume equivale a três vezes a média esperada para todo o mês de março, que é de 66 mm. Até o momento, o acumulado já soma 216 mm, colocando a cidade em alerta máximo para novos alagamentos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta de chuvas intensas para Roraima, prevendo até 100 mm de precipitação por dia e ventos que poderiam alcançar 100 km/h. O alto volume de água em um curto período sobrecarregou o sistema de drenagem da cidade, dificultando o escoamento e causando alagamentos em diversos pontos.
A Central 156 registrou 18 chamados relacionados à limpeza de bocas de lobo e serviços emergenciais da Patrulha da Chuva, com todas as demandas sendo encaminhadas imediatamente às equipes de campo. Apesar dos alagamentos, a Defesa Civil não recebeu chamados para ocorrências graves, como pessoas feridas, desalojadas ou quedas de árvores, mas segue em estado de alerta.
A orientação da prefeitura é para que a população evite sair de casa durante tempestades e, caso esteja na rua, busque abrigo seguro, evitando áreas de risco e a proximidade de árvores.
A população pode acionar apoio em casos emergenciais através da Central 156. As autoridades reforçam a importância de medidas preventivas para evitar maiores transtornos durante o período chuvoso.
Por: Papo M3 Realidades