Última modificação em 7 de março de 2025 às 17:58

Crianças atendidas pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), vivenciaram uma manhã especial nesta sexta-feira (7) com a visita do cão Zorro, mascote da Polícia Militar de Roraima (PMRR).
Zorro, da raça Bernese Mountain Dog, integra o projeto de Cinoterapia, uma terapia assistida por cães, desenvolvido pela PMRR. A iniciativa busca proporcionar momentos de interação, carinho e estímulo ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Até os servidores do Teamarr aproveitaram a presença do animal, em momentos de descontração e leveza.
Benefícios da Cinoterapia
A interação entre Zorro e as crianças emocionou pais e responsáveis, que puderam acompanhar de perto a atividade. Edinei Ribeiro, pai de Heitor, de 7 anos, destacou os benefícios desse contato.
“Ajuda muito as crianças a perderem o medo de animais e até de outras atividades. O Heitor ficou empolgado em passear com o Zorro”, contou.
Heitor é assistido pelo Teamarr há um ano, onde já passou por sessões de fonoaudiologia e atualmente realiza Terapia ABA. Nesse período, o desenvolvimento do menino tem sido notável.
“Ele tinha bastante dificuldade na fala, mas com as terapias evoluiu bastante. Isso faz diferença no convívio com os coleguinhas e em outros ambientes. Sou muito grato pelo acompanhamento”, afirmou o pai.
Parceria deve ser ampliada
Esta foi a segunda visita do mascote ao Teamarr. Segundo a sargento Leilane do Espírito Santo, da equipe do Canil da PMRR, o objetivo é fortalecer a parceria e implantar a Cinoterapia de forma contínua.
“Queremos formalizar um Termo de Cooperação e criar um cronograma de visitas regulares. Já temos resultados positivos com a Cinoterapia em pacientes de psicologia, fisioterapia e oncologia. Agora, queremos ampliar esse benefício para as crianças e adolescentes atípicos do Teamarr”, explicou a sargento.
O projeto de Cinoterapia da Polícia Militar já atende idosos, pacientes hospitalizados e crianças com deficiência assistidas por instituições públicas de Roraima.
Para Caroline Martins, servidora do setor administrativo do Teamarr, a presença do Zorro representa uma oportunidade de socialização e acolhimento para os pacientes.
“Com a visita, as crianças perdem o medo, interagem mais e se sentem mais à vontade. Esse tipo de iniciativa deixa o ambiente ainda mais acolhedor e contribui para o desenvolvimento delas”, ressaltou.
Sobre o Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) faz parte do Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e oferece atendimento especializado para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O espaço conta com equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, neuropsicólogos, educadores físicos, assistentes sociais e consultores jurídicos. Além de terapias, o Teamarr realiza encaminhamentos e capacitações para familiares e profissionais de saúde.
Os serviços são gratuitos e a nova sede do centro está localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Por: Papo M3 Realidades