Última modificação em 25 de fevereiro de 2025 às 16:29

O governo federal vai liberar R$ 12 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que foram demitidos e não conseguiram acessar o saldo na rescisão devido à adesão ao saque-aniversário. A medida, que deve beneficiar cerca de 12 milhões de pessoas, será anunciada nesta terça-feira (25), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.
O pagamento será feito em escala. A primeira metade dos recursos será disponibilizada imediatamente, enquanto o restante será pago dentro de um prazo ainda em discussão pelo governo. A expectativa é que todo o valor seja liberado em até 120 dias.
O plano foi debatido em reunião no Palácio do Planalto na última sexta-feira (21) e confirmado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento realizado nesta segunda-feira (24) em São Paulo. O governo deve editar uma medida provisória para oficializar a liberação dos valores.
A decisão tem gerado discussões entre economistas e analistas do mercado financeiro, que avaliam os possíveis impactos na atividade econômica. O Banco Central vem adotando medidas para controlar a inflação, e a injeção de recursos no mercado, que pode influenciar esse cenário.
No entanto, integrantes do governo defendem que o impacto macroeconômico será mínimo representando apenas 0,05% do Produto Interno Bruto (PIB).
Fonte: Folha de São Paulo
Por: Papo M3 Realidades