Última modificação em 11 de fevereiro de 2025 às 15:10

A votação para o Oscar 2025 começa nesta terça-feira (11) e segue até o dia 18. Durante essa semana, os quase 10 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos vão escolher os vencedores da maior premiação do cinema mundial.
Entre os votantes, há um grupo de brasileiros que vive uma emoção especial este ano. O filme “Ainda Estou Aqui” está concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres. Essa é uma das maiores presenças do Brasil na história da premiação.
O Oscar 2025 será realizado no dia 2 de março, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Como funciona a votação?
Ser membro da Academia e ter direito a voto exige reconhecimento profissional. Novos integrantes são indicados por pelo menos dois membros e passam por uma avaliação criteriosa. Cada uma das 17 áreas da Academia possui seus próprios critérios de seleção.
A inclusão de brasileiros faz parte da estratégia da Academia para aumentar a diversidade. Em 2023, mais da metade dos votantes eram de fora dos Estados Unidos, e 40% eram mulheres.
O processo de escolha no Oscar ocorre em duas etapas, primeiro os membros votam apenas nas categorias de sua especialidade. Por exemplo, atores escolhem indicados para Melhor Ator e Melhor Atriz, enquanto diretores votam nos indicados a Melhor Direção. Na fase final, todos os membros podem votar em todas as categorias.
O Brasil tem representantes em diversas áreas do cinema, incluindo atores, diretores, roteiristas, produtores e compositores. Entre os votantes estão nomes conhecidos como Fernanda Montenegro, Wagner Moura, Alice Braga e José Padilha.
Brasileiros votantes na Academia:
- Atores e atrizes: Alice Braga, Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Selton Mello, Sônia Braga, Wagner Moura.
- Diretores: Fernando Meirelles (Cidade de Deus), Kleber Mendonça Filho (Bacurau), Petra Costa (Democracia em Vertigem), José Padilha (Tropa de Elite), Walter Salles (Central do Brasil).
- Animação: Alê Abreu (O Menino e o Mundo), Carlos Saldanha (Rio), Renato dos Anjos (supervisor de animação).
- Produção e roteiro: Rodrigo Teixeira, Carolina Markowicz, Mauricio Zacharia, Vera Blasi, Paula Barreto.
- Fotografia e som: Adriano Goldman, Lula Carvalho, Affonso Beato, Waldir Xavier.
- Música: Antonio Pinto, Marcelo Zarvos, Carlinhos Brown.
Com uma participação crescente na Academia, os brasileiros seguem ganhando espaço e ajudando a dar visibilidade ao cinema nacional no Oscar.
Fonte: O Globo
Por: Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.