Última modificação em 31 de janeiro de 2025 às 17:37
Agora, para aonde os refugiados que utilizavam os serviços oferecidos pelas ONGs irão?

Nesta semana o governo americano suspendeu o repasse de verbas para ajuda externa dos EUA. Organizações Não Governamentais (ONGs) que recebiam esse auxílio interromperam o funcionamento. De acordo com o decreto do Executivo da Presidência, os Estados Unidos “não mais distribuirão dinheiro cegamente, sem nenhum retorno para o povo americano”.
Mas o principal questionamento a ser feito é, para aonde os refugiados que utilizavam os serviços ofertados pelas ONGs vão agora?
A Rede Cáritas, organização que oferecia alimentação, água potável, banho, lavanderia e o mínimo de dignidade para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade, suspendeu o funcionamento na segunda-feira (27).
E agora, aquele migrante que conseguia tomar um banho e se alimentar, vai procurar esses recursos aonde? quem utilizava o banheiro da Cáritas para fazer a higiene pessoal, ou utilizava a lavandeira, vai fazer isso em qual lugar da cidade? O que acontece quando você tira a dignidade de um ser humano?
A OIM que também recebia esses recursos, encerrou as atividades em parceria com a Operação Acolhida, que desde 2018 realiza a emissão da documentação desses refugiados e proporciona um pouco de segurança pra quem está em situação de vulnerabilidade.
Já o governo federal se reuniu em Brasília nesta segunda-feira (27) e decidiu manter somente a Operação Acolhida de forma emergencial, mas durante os três meses de suspensão do recurso, o governo vai conseguir manter as necessidades essenciais dessa instituição? E as outras ONGs como a Rede Cáritas e o Projeto “Ven, Tu Puedes!” da Visão Mundial, vão se manter de qual forma?
Por: Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa