Última modificação em 31 de janeiro de 2025 às 17:45
Governo Federal recua sobre novas regras do PIX

Em razão das recentes repercussões, o governo anuncia que revogará a norma da Receita Federal quanto ao monitoramento financeiro do PIX. Segundo o secretário, Robison Barreirinhas, a informação tomou rumos inescrupulosos nas mídias e após reunião com o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, o ato foi anunciado.
As normas foram criadas para gerar melhorias de gerenciamento de risco de uma forma que não implicasse com a tributação, mas não foi desta forma que interpretaram, o que acabou causando um forte efeito à população. Para quem tentou se aproveitar desse movimento, o Governo Federal anunciou que tomará providências na Justiça quanto ao caso.
Em contrapartida, o Ministro da Fazenda Fernando Haddad também anunciou que editará uma MP (medida provisória) reforçando garantias referente a isenção das taxas que está para ser assinada por Lula para reforçar a gratuidade.

Os ministros entraram em senso comum, juntamente com o Presidente Lula, na tarde desta quarta-feira (15) quanto a necessidade de criar uma blindagem no PIX, visando evitar desconfianças e impedir prejuízos a economia popular.
Fonte: Agência Brasil