
Última modificação em 26 de junho de 2026 às 08:03
Pacientes do SUS em Roraima relatam dificuldades para realizar cirurgias eletivas previamente agendadas no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR). Os casos envolvem cancelamentos e sucessivas remarcações, o que gera preocupação em pessoas que aguardam atendimento há meses.
Uma das pacientes é Angra Batista Meneses. Segundo ela, o ambulatório da MedTrauma informou que a cirurgia marcada para 24 de junho não seria realizada. A internação estava prevista para o dia anterior.
“A Secretaria de Saúde cancelou todas as cirurgias que já estavam marcadas e não informaram se teria uma nova data”, disse.
Outro caso é o do instrutor de pilates Cleilson da Silva Nascimento, 28 anos, de Rorainópolis. Ele aguarda desde novembro de 2025 por cirurgia de reconstrução do LCA e menisco no joelho esquerdo. Neste ano, teve três datas agendadas: 13/14 de fevereiro, 21/22 de abril e 24/25 de junho. Após viajar 300 km para Boa Vista, a família foi informada de novo adiamento.
“Apesar da cirurgia ser eletiva, o joelho está lesionado há um ano e desde esse período vem sendo buscado tratamento”, afirmou a sobrinha.
Nos dois casos, pacientes dizem que avisos de confirmação e adiamento foram feitos por WhatsApp pelos setores de agendamento.
O que diz a Sesau
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que não houve suspensão das cirurgias eletivas no HGR e que os procedimentos seguem ocorrendo normalmente.
A pasta classificou o caso de Angra como “pontual”, ligado à reorganização de fluxos assistenciais e administrativos. Segundo a Sesau, a adequação busca “aprimorar os processos de atendimento e garantir maior eficiência”. A secretaria afirmou que entrará em contato para reagendar a cirurgia da paciente.
Ela também foi questionada sobre os relatos de remarcações sucessivas em procedimentos ortopédicos, incluindo o caso de Cleilson. Até o fechamento, não houve resposta específica sobre ele.
Fonte: Folha BV