Profissionais podem se inscrever até o dia 19 de fevereiro. Foto: Divulgação / SEMUC
Última modificação em 5 de fevereiro de 2026 às 09:50
O Ministério da Saúde abriu inscrições para o segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas, iniciativa do programa Agora Tem Especialistas, voltada à ampliação do atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Roraima, são 28 vagas imediatas para atuação em serviços hospitalares e ambulatórios da rede pública de Boa Vista e Rorainópolis.
O edital foi lançado nesta terça-feira (3), em Brasília, e prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia, radiologia e oncologia clínica. O foco é o atendimento em regiões com maior demanda e vulnerabilidade social.
Atualmente, 583 especialistas atuam pelo programa no Brasil. Com o novo ciclo, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. Em Roraima, 11 médicos já integram a iniciativa, principalmente nas áreas de anestesiologia e colposcopia, em Boa Vista.
“Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas voltadas à formação e ao provimento de profissionais para o SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
As inscrições devem ser feitas pela plataforma da UNA-SUS até 19 de fevereiro.
Formação e atuação no SUS
Além do atendimento em unidades do SUS, os médicos selecionados passarão por aprimoramento profissional, com cursos ministrados por instituições vinculadas ao Proadi-SUS, à Rede Ebserh e a outros centros formadores.
A carga horária será de 20 horas semanais, sendo 16 horas de prática assistencial e 4 horas de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência.
Fonte: Ministério da Saúde
Por: M3 Comunicação Integrada