O levantamento considera a diferença entre contratações e demissões informadas pelas empresas. Foto: Divulgação/ Secom RR
Última modificação em 30 de janeiro de 2026 às 10:59
Roraima encerrou 2025 com 2.568 novas vagas de emprego com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado mantém o estado no campo positivo mesmo em um ano de ritmo mais lento na geração de empregos em todo o país.
O levantamento considera a diferença entre contratações e demissões informadas pelas empresas e passa por atualizações periódicas, incluindo declarações feitas fora do prazo.
País cria menos vagas do que em 2024
No cenário nacional, o Brasil registrou 1.279.498 novos postos formais em 2025, número 23,7% menor do que o verificado em 2024, quando o saldo havia superado 1,67 milhão de vagas.
O desempenho foi impactado principalmente por dezembro, mês tradicionalmente marcado por desligamentos após o período de contratações temporárias do fim de ano. Apenas nesse mês, o saldo foi negativo em 618.164 vagas, o pior resultado para dezembro desde 2020 dentro da metodologia atual do Caged.
Apesar do recuo no fim do ano, todos os cinco grandes setores da economia fecharam 2025 com saldo positivo, com destaque para Serviços, seguido por Comércio, Indústria, Construção Civil e Agropecuária.
Norte mantém geração de empregos
No recorte regional, todas as regiões do país apresentaram abertura de vagas ao longo de 2025. A Região Norte acumulou 90.613 novos empregos formais no período.
Entre os estados da região, Roraima aparece com um dos menores volumes absolutos de novas vagas, ao lado de Tocantins e Acre. Mesmo assim, o estado conseguiu manter resultado positivo no acumulado do ano, acompanhando o movimento nacional de geração de empregos.
Fonte: Caged
Por: M3 Comunicação Integrada