Evento é gratuito, com intuito de divulgar o audiovisual roraimense. Foto: Divulgação
Última modificação em 29 de janeiro de 2026 às 11:00
O Roraima Garden Shopping, em Boa Vista, recebe entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro a 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA), evento gratuito que reúne exibição de filmes regionais, oficina de formação e mesa redonda sobre produção audiovisual na Amazônia.
Realizada na entrada principal do shopping, a programação é aberta ao público e tem como objetivo fortalecer e ampliar a visibilidade do cinema produzido em Roraima, reunindo realizadores, produtores e espectadores.
Mostra abre programação com filmes locais
A abertura acontece no dia 30 de janeiro, às 19h, com a Mostra Roraima de Filmes, que apresenta produções de cineastas do estado. Estão na programação:
- Entre As Nuvens, de Alex Pizano
- Guariba Guabirú, de Luiz Claudio Corrêa Duarte
- Disquete, Vol. 1, de Laélia Lima Cardoso
- Fuga, de Aldenor Pimentel
- A Pele do Ouro, de Marcela Ulhoa e Yare Perdomo
Oficina e debate sobre audiovisual na Amazônia
No dia 31 de janeiro, a partir das 14h, ocorre a Oficina Ninja, ministrada por Clayton Nobre, cofundador da Mídia Ninja. Para participar, é necessário confirmar presença pelo e-mail roraimaseda@gmail.com, enviando nome completo e CPF.
Após a oficina, o evento promove a mesa-redonda “Produção Audiovisual na Amazônia”, reunindo profissionais e realizadores para discutir desafios e oportunidades do setor na região.
Exibições especiais no cinema
Ainda na sexta-feira, às 19h30, o cinema Yanomax, também no shopping, exibe gratuitamente o longa-metragem “Pau D’Arco”.
A programação se encerra no sábado (1º de fevereiro) com a exibição do filme “O Último Azul”.
Incentivo ao audiovisual local
A Semana do Audiovisual é promovida pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio do Roraima Garden Shopping e do cinema Yanomax.
Criado em 2010, o evento retomou suas atividades em 2025 e passou por municípios do interior, como Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia, antes de chegar novamente à capital.
Segundo a organização, a proposta é estimular formação, circulação de obras e o debate sobre o cinema produzido em Roraima.
Fonte: Ascom
Por: M3 Comunicação Integrada