O memorando orienta oficiais consulares a negar pedidos de visto com base na legislação já existente. Foto: Divulgação
Última modificação em 14 de janeiro de 2026 às 11:55
O governo dos Estados Unidos decidiu suspender a emissão de vistos para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, a partir de 21 de janeiro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pela Fox News, com base em um memorando interno do Departamento de Estado obtido pelo veículo.
Além do Brasil, a medida atinge países como Somália, Rússia, Irã, Afeganistão, Nigéria e Tailândia, e terá validade por tempo indeterminado. Segundo a administração do presidente Donald Trump (Partido Republicano), a suspensão faz parte do endurecimento dos critérios migratórios e tem como objetivo reforçar o controle sobre solicitantes considerados com risco de se tornarem um “encargo público” para o Estado norte-americano.
O memorando orienta oficiais consulares a negar pedidos de visto com base na legislação já existente, enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de triagem. Embora o conceito de “encargo público” exista há décadas na legislação dos EUA, sua aplicação varia conforme a orientação política de cada governo.
Durante o atual mandato de Trump, o critério tem sido aplicado de forma mais rigorosa. De acordo com a Fox News, idosos, pessoas com sobrepeso, indivíduos que já tenham recebido auxílio governamental ou passado por institucionalização podem ter os pedidos negados. A diretriz reforça recomendações já divulgadas por autoridades norte-americanas em novembro.
Em nota citada pela emissora, o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Pigott, afirmou que a pasta “usará sua autoridade para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que possam se tornar um ônus para os Estados Unidos e explorar a generosidade do povo americano”.
Fonte: Fox News
Por: M3 Comunicação Integrada