Quatro dos doze detentos que não voltaram já foram recapturados. Foto: Secom-RR
Última modificação em 13 de janeiro de 2026 às 11:49
Quatro dos presos que não retornaram ao sistema prisional de Roraima após a saída temporária de Natal de 2025 já foram recapturados, segundo informou a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Outros oito detentos seguem foragidos.
Entre os reeducandos localizados está Daniel Goes de Moraes, que foi transferido para Manaus para cumprimento de sentença. Jackson Félix Costa foi recapturado pela Polícia Militar, enquanto Josélio da Silva foi encontrado pela Divisão de Segurança e Captura (Dicap). Já Ramon Campos Nogueira se apresentou de forma espontânea às autoridades.
De acordo com a Sejuc, os detentos passaram a ser considerados foragidos após não retornarem às unidades prisionais dentro do prazo determinado pela Justiça ao fim do benefício concedido no período natalino.
Oito presos ainda não retornaram
Ainda permanecem foragidos oito reeducandos, a maioria vinculada à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc). São eles:
- Adhonay dos Santos Barbosa;
- Antonio de Souza Macedo, da Cadeia Pública de Boa Vista;
- Deivis Andres Castillo Marcano;
- Edvan Bento da Silva;
- Rhayanderson Gabriel Sampaio da Silva Santos;
- Rohanner Jose Marval Velasquez;
- Ygor Nunes Rodrigues da Silva;
- Yohselu Yonaykel Gomez Torrealba.

No último Natal, a Justiça de Roraima autorizou a saída temporária de 669 detentos que cumprem pena em regime semiaberto no estado.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima
A Sejuc reforçou que a população pode ajudar na localização dos foragidos. Informações podem ser repassadas de forma anônima à Divisão de Segurança e Captura (Dicap), por meio do WhatsApp (95) 99131-4165.
Saidinha de Natal no Brasil
Em todo o país, mais de 48 mil presos deixaram as unidades prisionais durante a saída temporária de Natal no fim de 2025. Desse total, 46,3 mil retornaram dentro do prazo.
Outros 1,9 mil detentos não se reapresentaram e são considerados foragidos, o que representa cerca de 4% do total. O levantamento foi feito pelo g1 com base em dados enviados por 17 estados e pelo Distrito Federal.
Minas Gerais não informou quantos presos tiveram o benefício nem quantos retornaram. Em oito estados — Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte — não há concessão de saída temporária.
Fonte: Sejuc
Por: M3 Comunicação Integrada