Nove dos 10 feriados nacionais cairão em dias úteis. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Última modificação em 30 de dezembro de 2025 às 08:52
O governo federal publicou no Diário Oficial da União a portaria que estabelece o calendário de feriados nacionais e dias de ponto facultativo para o ano de 2026. Ao todo, o próximo ano contará com dez feriados nacionais, dos quais nove cairão em dias úteis, o que torna o calendário um dos mais favoráveis dos últimos anos para o planejamento de folgas prolongadas.
Sete feriados nacionais ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, facilitando a formação de feriadões sem necessidade de compensações. Entre eles estão o Dia do Trabalho, celebrado em uma sexta-feira, e o Dia da Independência do Brasil, que cairá em uma segunda-feira.
Outras datas também permitem a extensão do descanso com apenas um dia adicional de folga. É o caso da Confraternização Universal, comemorada em uma quinta-feira, e do feriado de Tiradentes, que será em uma terça-feira. Com esse tipo de planejamento, até nove feriados nacionais poderão ser emendados em 2026.

Quando considerados os pontos facultativos previstos na portaria, como o Carnaval e o Corpus Christi, o número de dias úteis com possibilidade de folga ou emenda ultrapassa dez ao longo do ano. No caso do Carnaval, que tradicionalmente abrange a segunda-feira, a terça-feira e a quarta-feira de Cinzas, o período costuma ser tratado como um único feriadão, apesar de não ser feriado nacional.
Embora os pontos facultativos não tenham caráter obrigatório, eles costumam ser adotados por diversos estados e municípios. Além disso, feriados estaduais e municipais — como aniversários de cidades e datas religiosas — podem tornar o calendário ainda mais favorável, a depender da localidade.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação Integrada