A obra contempla mais de 9 km de extensão, com 264 postes e mil luminárias. Foto: Semuc
Última modificação em 2 de dezembro de 2025 às 11:36
Nesta segunda-feira, 1º, foi inaugurada a iluminação em LED da avenida Brasil (BR-174, sentido sul). O trecho vai da Praça Simón Bolívar até o viaduto do Anel Viário, no bairro Airton Rocha. A obra contempla mais de 9 km de extensão, com 264 postes e mil luminárias, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.
A iluminação em LED vai do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) até o viaduto do Anel Viário, no Airton Rocha (Conjuntos Pérola). Os recursos foram de emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues.
As luminárias de LED substituem as antigas de vapor de sódio, oferecendo maior durabilidade, economia de energia e melhor qualidade luminosa. Com até 60 mil horas de vida útil, reduzem custos de manutenção e são ambientalmente mais seguras, por não conterem metais pesados e ajudarem na redução das emissões de CO₂.
Segundo o Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a entrega é o cumprimento de uma promessa. “Foi um compromisso da nossa gestão. Nós conseguimos municipalizar a via em 2022, porque até então esse trabalho não podia ser feito pela prefeitura. A avenida Brasil agora vive outra realidade. Quem antes passava por aqui à noite com muita escuridão, agora contará com mais segurança”, destacou o prefeito.
Conforto, segurança e qualidade de vida
Durante a inauguração, moradores acompanharam o acendimento das luzes e comemoraram a tão aguardada ilumunação. “Era muito difícil passar aqui. Esse trecho era tanto escuro quanto deserto, a partir de certa hora. Ficava perigoso. Agora está essa maravilha. Nós esperamos muito por isso. É muita história e lembranças, a gente se emociona”, contou Maria das Neves, moradora do São Bento há 20 anos.
Aos 12 anos, a estudante Geovana Lima acompanhou o acendimento ao lado da irmã e da avó, Nilza Batista. “Aqui era muito perigoso. Eu não via nada quando a gente brincava do lado de fora e agora está muito iluminado. Eu achei muito bom!”, contou a estudante.
Para Nilza, o sentimento é de conquista e transformação. “Antigamente, a gente vivia na escuridão, uma escuridão onde as crianças não podiam nem brincar direito. E eu fico grata hoje. Por esse trabalho de iluminar a nossa avenida. É qualidade de vida para nós, moradores”, destacou.
Fonte: Semuc
Por: M3 Comunicação Integrada