Mais de 42,4 mil aprovados estão convocados para a segunda etapa do certame. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Última modificação em 1 de dezembro de 2025 às 11:43
Os candidatos e candidatas convocados para a prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) poderão conferir o local de prova a partir das 16h desta segunda-feira, 1º de dezembro. O acesso aos cartões de confirmação de inscrição, com a indicação do local, estarão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no endereço: https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 .
As provas discursivas serão realizadas no próximo domingo, 7 de dezembro, para as mais de 42,4 mil pessoas aprovadas e classificadas na primeira fase do certame (prova objetiva). A lista completa das pessoas convocadas está disponível no edital divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Pessoas de todos os estados e do Distrito Federal foram aprovadas para a segunda fase. As provas serão aplicadas em 228 municípios brasileiros, de todas as regiões do país, como na primeira etapa.
O cartão de confirmação traz o número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização.
Horário das provas para níveis médio e superior
Para cargos de nível superior, a prova discursiva será realizada em 7 de dezembro, das 13h às 16h. Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas no mesmo dia, em horário reduzido: das 13h às 15h.
Os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), meia hora antes do início.
Prova discursiva
Para cargos de blocos temáticos de nível superior, a prova será formada por duas questões discursivas, valendo 45 pontos.
Para nível intermediário, a avaliação será composta por uma redação dissertativa, com valor total de 30 pontos.
Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados a partir de dois critérios:
- conhecimentos específicos (50% da nota total para nível superior);
- domínio da língua portuguesa (50% da nota para os cargos de nível superior e 100% para nível intermediário).
A prova deve ser escrita à mão, com caneta esferográfica azul ou preta, e somente o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Fonte: Agência Gov
Por: M3 Comunicação Integrada