Programa beneficia cadastrados no CadÚnico dos municípios de Alto Alegre (RR), Amajari (RR) e Uiramutã (RR). Foto: Divulgação
Última modificação em 13 de novembro de 2025 às 11:05
Famílias de Alto Alegre, Amajari e Uiramutã podem agendar a instalação pelo site ou WhatsApp do programa Brasil Antenado
O programa Brasil Antenado chegou a Roraima com a oferta de antenas parabólicas digitais gratuitas para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. Nesta nova etapa, chamada Fase B, a iniciativa contempla os municípios de Alto Alegre, Amajari e Uiramutã, alcançando cerca de 9 mil famílias aptas a receber o benefício.
O projeto é uma ação conjunta do Ministério das Comunicações (MCom) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF). O objetivo é substituir as antigas parabólicas por equipamentos modernos, garantindo imagem e som em alta qualidade e acesso a mais de 100 canais abertos com sinal estável.
“O Brasil Antenado é uma política pública para reduzir desigualdades, garantindo o direito à informação com qualidade a todas as famílias”, destaca o CEO da EAF, Leandro Guerra.
Além de melhorar o sinal, o programa busca aproximar comunidades rurais e ribeirinhas de conteúdos educativos, jornalísticos e culturais.
Instalação simples e gratuita
Para receber a antena digital, o interessado precisa:
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter televisão em casa;
- Morar em um dos municípios contemplados.
O agendamento pode ser feito de forma gratuita pelo site www.brasilantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens via WhatsApp.
Não é necessário possuir uma parabólica antiga — o programa faz a instalação de uma antena nova.
Experiência de quem já recebeu
Em outros estados, como o Ceará, o programa já mudou a rotina de famílias como a da agricultora Angélica Farias Freitas, moradora de Monsenhor Tabosa. Ela conta que soube da ação pelo rádio e que a instalação foi rápida:
“Escutei no rádio e fiz o cadastro. Pensei que ia demorar, mas foi rapidinho”, relata.
Expansão do programa
O Brasil Antenado está sendo implementado em 323 municípios de 16 estados brasileiros, em três fases:
- Fase A (jul–dez/2025): 77 municípios de 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE), beneficiando mais de 220 mil famílias;
- Fase B (out/2025–mar/2026): 138 municípios em 5 estados (TO, PA, RR, PI e MA), incluindo Roraima, com mais de 229 mil famílias aptas;
- Fase C (jan–jun/2026): 108 municípios em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO e RS), atendendo mais de 222 mil famílias.
Por: M3 Comunicação Integrada