PF investiga ums possível rede de abastecimento de combustíveis, transporte de insumos e escoamento de minérios. Foto: Divulgação PF
Última modificação em 13 de novembro de 2025 às 10:52
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação MI5, com o objetivo de desarticular uma estrutura de apoio logístico e financeiro ao garimpo ilegal na Terra Yanomami, em Roraima.
Foram cumpridos dois mandados de busca, apreensão e sequestro de bens, além do bloqueio de mais de R$ 14 milhões em recursos, imóveis, veículos e ativos financeiros de pessoas e empresas investigadas. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal.
De acordo com a PF, a investigação identificou uma rede de abastecimento de combustíveis, transporte de insumos e escoamento de minérios extraídos ilegalmente de áreas de garimpo entre 2019 e 2023.
As análises financeiras e vínculos empresariais levantados pelos investigadores indicam movimentações incompatíveis com as rendas declaradas, o que aponta para possível lavagem de dinheiro e uso de empresas de fachada para ocultar lucros obtidos com a atividade ilegal.
A operação faz parte das ações permanentes de combate ao garimpo ilegal e à exploração de recursos minerais em terras indígenas, com foco na preservação ambiental e na responsabilização de financiadores e operadores logísticos do esquema.
Fonte: PF
Por: M3 Comunicação Integrada