Deputados que elaboraram a constituição de Roraima foram homenageados. Foto: Nonato Souza / ALE RR
Última modificação em 3 de outubro de 2025 às 11:09
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) entregou, nesta quinta-feira (2), a inédita “Comenda Honorífica Deputados Constituintes”, criada recentemente para homenagear os 24 primeiros parlamentares estaduais, responsáveis por aprovar a Constituição Estadual.
Servidores que trabalharam no período de 1991 a 1994 também foram agraciados. A cerimônia ocorreu no plenário que leva o nome de uma das cinco deputadas da primeira legislatura, Noêmia Bastos Amazonas.
Segundo o presidente do parlamento, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a sessão solene foi realizada em alusão aos 35 anos de criação da Carta Estadual, baseada na atuação dos ex-deputados e outras autoridades.
Ele mencionou a inauguração da Galeria dos Deputados Constituintes no hall da Casa e informou que todo o material está disponível em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e utiliza Inteligência Artificial para reproduzir discursos dos políticos.
“A criação da medalha é um gesto de respeito e gratidão a esses 24 deputados que lançaram a base de nosso ordenamento jurídico e ajudaram a consolidar a democracia em Roraima. Além da medalha, temos a satisfação de inaugurar a galeria dos deputados constituintes, com a história de cada um, à disposição na internet, com uso de inteligência artificial para narrar os discursos com a voz de cada deputado”, declarou Sampaio.
O presidente revelou ainda que será lançado um livro com o hino, bandeira e brasão dos municípios de Roraima. Para o próximo ano, a expectativa é abrir as portas do Memorial da Assembleia Legislativa como forma de preservar a história e a identidade do Estado.
Como tudo começou
Roraima passou a ser reconhecido como Unidade da Federação em 1988, com a nova Constituição Federal. Dois anos depois, ocorreu a primeira eleição para escolha do governador e dos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa. Em 1991, a Casa ganhou vida com a posse dos primeiros deputados eleitos pelo voto popular.
Quem esteve na cerimônia foi o ex-deputado Flávio Chaves, primeiro presidente do Poder Legislativo roraimense. Ele ressaltou que o Parlamento Estadual existiu graças ao trabalho dos parlamentares e dos servidores que trabalharam naquele período.
“As taquígrafas estão todas aqui. Soube que apenas uma se aposentou. Isso nos glorifica! Eu quero fazer uma doação para o Legislativo do arquivo que tenho na minha casa, como o computador manual que usamos. Lembro que mandamos fazer uma constituição de pergaminho, escrita à mão, mas, infelizmente, desapareceu do prédio. Quero frisar que somos cidadãos da maioria dos municípios, dos quais fizemos as leis orgânicas. Isso nos glorifica! É a história de Roraima. Espero que [os deputados] deem seguimento nesse trabalho, como todos que aqui passaram”, destacou.
O ex-deputado estadual e federal Edio Lopes elogiou e classificou a inauguração da galeria e a entrega da medalha como um gesto de “extraordinária importância”. Lopes acrescentou que a Constituição Estadual foi escrita em uma época em que a tecnologia não era tão avançada.
“É de extraordinária importância a homenagem que essa Casa faz aos fundadores da democracia desse estado. Quero lembrar que construímos as bases desse estado, consolidada na Constituição, numa época em que não tinha internet, celular, e tudo era produzido por nossas taquígrafas. Não tínhamos arquivo, fonte ou base de consulta para direcionar nosso trabalho. Tudo era novo. Saímos do zero. Mas era uma época em que a alma de 24 homens e mulheres, ladeados por servidores, imperava nesta Casa”, recordou.
A ex-deputada constituinte Vera Regina comentou que “não tem explicação a emoção, porque fazemos parte da história, somos constituintes, e retornar à Casa com essa homenagem nos leva ao passado e nos faz perceber como o tempo voou”. Sobre ser uma das primeiras mulheres na política roraimense, ela avalia que “fazer a Constituição em um ano, sendo ela enxuta, só podemos nos orgulhar de ter feito parte disso”.
Quem são os homenageados
Airton Antonio Soligo (Airton Cascavel), Almir Morais Sá (Almir Sá), Antonio Evangelista Sobrinho (Pampinha), Célio Rodrigues Wanderley (Célio Wanderley), Edio Vieira Lopes (Edio Lopes), Eulina Gonçalves Vieira (Eulina Vieira – in memoriam), Evônio Pinheiro de Menezes (Bebé), Flávio dos Santos Chaves (Flávio Chaves), Francisco de Sales Guerra Neto (Chico Guerra), Herbson Jairo Ribeiro Bantim (Berinho Bantim), Iradilson Sampaio de Souza (Iradilson Sampaio), Jeil Valério, João Alves de Oliveira (Jaó – in memoriam), José Maria Gomes Carneiro (José Maria), Luiz Afonso Faccio (Afonso Faccio – in memoriam), Noêmia Bastos Amazonas (Noêmia Amazonas – in memoriam), Odete Irene Domingues (Odete Domingues), Otoniel Ferreira de Souza (Otoniel Ferreira), Paulo Sérgio Ferreira Mota (Sérgio Ferreira), Ramiro José Teixeira e Silva (Ramiro Teixeira), Renan Bekel Pacheco (Renan Bekel), Rodolfo de Oliveira Braga (Rodolfo Braga), Rosa de Almeida Rodrigues (Rosa Rodrigues), e Vera Regina Guedes da Silveira (Vera Regina).
Fonte: ALE-RR
Por: M3 Comunicação Integrada